Serviços| 22 de Junho de 2014
1ª semana da 1ª Oficina de verão (16 a 27 de junho)

Uma semana passou a voar entre tantas atividades diferentes e braçadas na piscina da Quinta.

Diversidade foi o que não faltou nesta primeira oficina de verão que iniciou, logo no 1º dia, com uma Caça ao Tesouro, no recinto da Quinta de Pentieiros. O grande calor que se fez sentir "obrigou" a duas idas à piscina, que esperava brilhante e azul, por todos.

No segundo dia foi explorar alguma da biodiversidade das Lagoas, caminhar até ao rio Estorãos, para um merecido mergulho e saborear nas suas margens um saboroso piquenique. À tarde, com cansaço no corpo, só restou vontade para a piscina.

Na quarta feira foi a vez de subir a montanha, visitar o Centro de Interpretação da Serra d'Arga e aprender muitas coisas novas com o técnico Ventura, desde rochas, minério e minerais, biodiversidade da serra, minas e sistemas de iluminação, teares, plantas medicinais e sistemas de cultivo em altitude.

Quinta feira, mostrou aos participantes desta oficina, através de experiências simples, como a ciência pode ser... divertida. Foi no espaço "Ciência Divertida" do Centro Educativo das Lagoas que se fizeram telefones artesanais, observações ao microscópio, que se compararam as impressões digitais, como autênticos investigadores e se experimentaram diversas propriedades da água. No final, ainda houve tempo para simular a erupção de um vulcão.

O último dia da semana foi dedicado ao mundo rural e a atividades relacionadas com o Bike Park. De manhã, todos se divertiram na estacaria e a debulhar milho, embora a atividade preferida fosse montar e escovar póneis. De tarde, entre bicicletas, cordas de saltar, bolas e outras brincadeiras divertidas com o técnico do Bike Park, o tempo passou a voar.

Todos os dias não faltou a piscina nos intervalos das atividades principais.

Espera-se uma nova semana tão movimentada como esta com surpresas e muito divertimento!

Adélia Lima Araújo