Educação| 16 de Junho de 2014
Semana da Criança e do Ambiente
O Serviço Área Protegida voltou a assinalar os Dias Mundiais da Criança e do Ambiente, promovendo uma semana repleta de atividades.

As comemorações tiveram início com o VIII Acampamento Natureza e Mundo Rural, realizado a 31 de maio e 01 de junho, na Quinta de Pentieiros, e que teve como lema 'Brinca e Aprende ao Ar Livre'.

Seguiu-se a entrega de prémios aos vencedores do Concurso 'Horta para Todos'. No dia 03 de junho os três grupos premiados voltaram à sua Horta para receber os merecidos prémios.

Foram várias as instituições de ensino que se juntaram às comemorações, entre os dias 4 e 6 de junho, mais de 750 crianças do Porto, Vizela, Vila Verde e Gondomar visitaram a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e Quinta Pedagógica de Pentieiros, onde realizaram atividades lúdicas e pedagógicas em comunhão com a natureza e o Mundo Rural.

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Ambiente, as atenções viraram-se para o Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. À semelhança de anos anteriores, foi efetuada uma visita com os parceiros do projeto para dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

As comemorações da Semana da Criança e do Ambiente terminaram com a Caminhada do rio Lima, realizada no dia 07 de junho. Com esta iniciativa pretendeu-se sensibilizar os participantes e todo o público em geral para a importância ambiental e socioeconómica do principal recurso hídrico do concelho mas, também, divulgar os espaços e equipamentos existentes na sua envolvente mais próxima, a Ecovia, o Parque do Arnado, a Expolima, entre outros.