Palestra 'Plantas aromáticas e medicinais e aproveitamento de resíduos florestais na sustentabilidade do Planeta'
Educação| 29 de Abril de 2014
A convite do Centro Educativo das Lagoas, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos participou, no passado dia 24 de abril, numa palestra subordinada ao tema "Plantas aromáticas e medicinais e aproveitamento de resíduos florestais na sustentabilidade do Planeta", no âmbito do Projeto Missão UP/ Unidos pelo Planeta.

Contando com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes e Vereador da Educação, Dr. Paulo Sousa, esta palestra teve, ainda, na mesa o subdiretor do agrupamento Professor José Carlos Fernandes, a Presidente da Associação de Pais, Enf.ª Isabel Vilaverde, a Coordenadora do Estabelecimento Professora Manuela Pinto e os palestrantes Gonçalo Rodrigues e Adélia Araújo.

A sessão iniciou-se com uma pequena peça de teatro sobre a floresta e prosseguiu com a palestra sobre os resíduos florestais e o aproveitamento dos mesmos, referindo-se o palestrante à pegada ecológica de cada um de nós e à maneira de a reduzir para um futuro mundo mais verde e mais limpo.

Seguiu-se a palestra sobre as aromáticas e medicinais, com a apresentação destas através dos tempos, precauções na sua utilização, evolução na investigação científica e mezinhas para problemas comuns.

Depois, os alunos das turmas L3A e L34 fizeram uma apresentação de uma selecção de 10 plantas aromáticas existentes nos nossos jardins com comprovadas propriedades medicinais. Os alunos do 4º ano declamaram quadras acercas destas mesmas plantas.

A sessão terminou com a canção "Alecrim Doirado", entoada pelos alunos participantes.

Foram disponibilizadas aos presentes receitas de mezinhas e exibidos alguns exemplos já confecionados para demonstrar a facilidade de execução e a simplicidade dos ingredientes.

A biblioteca do Centro Educativo foi pequena para acolher os participantes neste encontro.

Adélia Lima Araújo