01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Comemoração dos Dias Internacional das Florestas e Mundial da Água
Atividades| 20 de Março de 2014
Comemoração dos Dias Internacional das Florestas e Mundial da Água

‘Eu sou Vigilante da Floresta' é o nome da ação comemorativa do Dia Internacional das Florestas levada a cabo pelo Município de Ponte de Lima, com o apoio do Lyons Clube de Ponte de Lima, no Centro Educativo das Lagoas.

Durante a manhã do dia 21 de março as diferentes entidades com intervenção no sistema de defesa da Floresta contra incêndios - Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Sapadores Florestais, Equipas de Proteção da Floresta da GNR, GIPS também da GNR e o ICNF - farão uma breve exposição das suas ações, apresentando os meios que utilizam para cumprir a sua tarefa em defesa da Floresta.

O Serviço Área Protegida, parceiro do Centro Educativo das Lagoas em diversos projetos educativos, entre eles a Área Projeto ‘Floresta Amiga', não podia deixar de se associar a este evento. A turma L2B, num ato simbólico, plantará os seus ‘carvalhinhos', semeados no início da Área Projeto, em outubro, no recinto da escola.

Paralelamente a esta atividade, e para assinalar esta data, estará patente ao público, a partir do dia 21 de março, no Centro de Interpretação Ambiental, a exposição ‘Floresta Amiga', uma exposição para miúdos e graúdos que pretende dar a conhecer a importância das Florestas e algumas ações que todos podemos realizar em sua defesa.

No dia 22, sábado, os esforços direcionam-se para o Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. Com início marcado para as 09h00, e dada a necessidade de executar um árduo trabalho de manutenção de toda a área do Parque, com cerca de 13ha, ‘Alerta pela Floresta!' é o mote que pretende juntar voluntários para eliminar as invasoras lenhosas, acácias, numa área de 2,5ha que corresponde à última zona do Parque Florestal a ser arborizada.

Para assinalar o Dia Mundial da Água, a 22 de março, será ainda dedicado um espaço de exposição, no Centro de Interpretação Ambiental, aos produtos da Ecofree, uma empresa que comercializa uma vasta gama de economizadores de água, que permitem reduzir os consumos em 50% - "comece hoje mesmo a poupar e reduza o consumo de água contribuindo desta forma para a sustentabilidade do planeta".