Educação| 14 de Fevereiro de 2014
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Lagoas

A Área Projeto "A Biodiversidade das Lagoas - Monitorização de Espécies Prioritárias", do Serviço Educativo das Lagoas, dirigiu a sessão do mês de fevereiro ao estudo da biodiversidade dos macroinvertebrados.

Estes animais, apesar de invertebrados e de reduzida dimensão, são visíveis a olho nu, habitam o fundo das Lagoas, do rio Estorãos e das valas existentes nesta Área Protegida. São uma importante fonte de alimento para peixes e outros vertebrados e abrangem vários grupos de animais como anelídeos, crustáceos, moluscos e insetos.

Nos ecossistemas das zonas húmidas, os macroinvertebrados são utilizados como indicadores da qualidade da água, por serem organismos muito sensíveis a alterações ocorridas às condição do meio, como a temperatura da água, tipo de vegetação, tipo do fundo (areia, lama, pedras) e principalmente à poluição.

Após a recolha de uma amostra de água da Lagoa, os alunos dirigiram-se para o espaço do laboratório do Centro de Interpretação Ambiental, para a observação e identificação dos macroinvertebrados existentes.

No final da sessão e através da comparação dos resultados encontrados com os estudos existentes, verificaram que a água da Lagoa é de boa qualidade.

Paulo Pimenta