01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

Ambiente| 18 de Novembro de 2013
Serviço Educativo - Projeto Rios
Na sessão da Área Projeto "Projeto Rios", do mês de novembro, efetuou-se a 1ª saída de campo ao rio Lima. As turmas inscritas, da EB1 de Ponte de Lima, tiveram oportunidade de conhecer mais um pouco sobre o rio Lima, nomeadamente do troço do rio desde a Capela de S. João até à zona da veiga de Crasto, junto às Hortas Urbanas de Ponte de Lima.

Para além da caraterização física do rio, englobando parâmetros de qualidade da água, poluição das margens, velocidade e profundidade do rio, os alunos identificaram algumas espécies de flora, nomeadamente espécies ribeirinhas que compõem a galeria ripícola, como os salgueiros e amieiros. Recolheram ainda amostras de água para identificação de macro-invertebrados, no contexto de sala de aula.

Ao longo da sessão, que correu de forma animada e divertida, os alunos demonstraram bastante interesse e conhecimentos do ambiente que os envolvia, mostraram-se atentos e cuidadosos no momento em que tiveram "encontros imediatos" com a fauna do rio, no caso exemplares de rãs-verdes, em que todos queriam segurar a rã, para ser identificada e fotografada para o registo.

Apesar do frio que se fazia sentir durante o "Verão de S. Martinho", a produtividade das sessões foi bastante elevada, sendo que o momento de voltar à escola foi de alguma tristeza pela visita agradável e pedagógica que efetuamos ao rio Lima e a sensação de liberdade que as suas margens e a natureza transmitiram a todos.

Por fim, para além dos conhecimentos adquiridos, ficou a vontade de voltar ao rio Lima para explorar este curso de água, fundamental para o nosso concelho e para toda a região minhota.

Válter Silva