Educação| 15 de Novembro de 2013
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Lagoas

Na continuidade do desenvolvimento do tema 'Biodiversidade das Lagoas', no mês de novembro, explorámos o reino dos fungos, com especial atenção para os seus "frutos" - os cogumelos, que nesta altura do ano surgem, como por milagre, no solo da floresta das Lagoas.

Na impossibilidade de, durante a sessão, realizar uma prospeção de cogumelos na floresta, dada a adversidade do tempo que se apresentou com muita chuva, realizou-se um enquadramento teórico sobre o tema.

Nesta sessão os participantes aprenderam que o reino dos fungos é independente e diferente do reino das plantas. Em paralelo foi criada a noção da importância dos fungos ao nível da sua função enquanto decompositores e afloradas as várias hipóteses de utilização pelo Homem. Os participantes foram alertados para que alguns dos cogumelos que podemos encontrar não são comestíveis e parte deles podem até ser perigosos para a saúde e que, por isso, nunca os devem colher sem a presença de um adulto que os saiba identificar.

Na segunda parte da sessão, procedeu-se à exploração do CIL - Centro de Informação do Lima, espaço existente no Centro de Interpretação Ambiental dedicado ao Rio Lima, o ecossistema mais importante do nosso concelho e que muito contribuí para a biodiversidade que nos rodeia.

No CIL ficaram a conhecer o território do concelho de Ponte de Lima, a influência do Rio Lima e dos seus afluentes na sua caracterização, a sua História e as histórias e lendas que existem sobre ele. Ficaram familiarizados com conceitos como: nascente, foz, leito, margem, altitude, afluente, bacia hidrográfica, entre outros.

Assim passou mais uma sessão de área projeto, em que as crianças envolvidas enriqueceram o seu conhecimento sobre a biodiversidade que as rodeia. Participam neste tema duas turmas de 4.º ano do Centro Educativo de Arcozelo e uma turma de 2.º ano do Centro Educativo das Lagoas.

Paulo Pimenta