Educação| 31 de Outubro de 2013
'A Mimi e a Compostagem'

Decorreu, no passado dia 15 de outubro, no Auditório Municipal de Ponte de Lima, uma ação de formação subordinada ao tema "Compostar, outra forma de reciclar". A iniciativa, promovida em parceria com o Município de Ponte de Lima, foi coordenada pela Resulima - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

O projeto "Compostar, outra forma de reciclar" tem como principal objetivo incentivar a compostagem doméstica. No final da ação foram entregues cerca de 30 compostores com os respetivos guias de compostagem a instituições do primeiro ciclo do ensino básico e Instituições Particulares de Solidariedade Social. Para além da formação, as instituições que queiram contribuir para prevenir a sua produção de lixo doméstico, produzindo fertilizante natural, terão acompanhamento continuado.

O Centro Educativo das Lagoas foi uma das instituições contempladas com um compostor, tendo pedido apoio ao Serviço Área Protegida para a realização de uma sessão de esclarecimento sobre a Compostagem, dirigida aos meninos das salas de Jardim de Infância.

Essa sessão decorreu hoje, na Biblioteca do Centro Educativo, com a apresentação do conto 'A Mimi e a Compostagem'. Uma peça da autoria, encenação e representação do Serviço Área Protegida. De forma lúdica e pedagógica, recorrendo a uma linguagem simples, os meninos ficaram a conhecer o processo da compostagem e os resíduos que podemos colocar no compostor.

No final da sessão, os meninos escolheram, com o apoio do nosso amigo Pinchas, o local onde seria colocado o compostor.