Arranque do Serviço Educativo 2013/2014
Educação| 14 de Outubro de 2013
Arranque do Serviço Educativo 2013/2014
O 'IV Abraço ao rio Lima', ação comemorativa dos Dias Nacional da Água e Internacional do Idoso, realizado no passado dia 01 de outubro, marcou o arranque do Serviço Educativo da Área Protegida para o ano letivo 2013/2014, com mais de mil participantes de instituições de ensino e de acolhimento a seniores do concelho de Ponte de Lima.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, as instituições de ensino acorreram em massa à oferta da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e Quinta Pedagógica de Pentieiros para o Serviço Educativo 2013/2014. No total, os pedidos de inscrição ultrapassaram as 1300 crianças, de 15 freguesias do concelho.

O Programa de Apoio às Áreas Projeto, de entre as ações do Serviço Educativo, a que melhor reflete o potencial pedagógico da Área Protegida, teve início no dia 7 de outubro com as salas/turmas admitidas. Cerca de 800 crianças de 12 instituições de ensino marcarão presença na Área Protegida e Quinta de Pentieiros, uma vez por mês, para trabalhar os temas: 'Ciência Divertida', 'A Biodiversidade das Lagoas - Monitorização de Espécies Prioritárias', 'Floresta Amiga', 'Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais', 'Produção Vegetal', 'Produção Animal' e 'Projeto Rios'.

Como forma de envolver toda a comunidade, serão ainda desenvolvidos trabalhos conjuntos com as famílias destas crianças, que integrarão uma exposição, no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida, no final do ano letivo.

O programa de apoio às Áreas Projeto será encerrado com o 'VIII Acampamento Natureza e Mundo Rural', no Parque de Campismo da Quinta de Pentieiros.

Para o ano letivo 2013/2014 foi também submetida e aprovada uma candidatura ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares, que irá envolver mais de 150 crianças.

De realçar ainda o apoio prestado, a título gratuito, a mais de 100 utentes de instituições de acolhimento a seniores e pessoas portadoras de deficiência nos projetos 'Horta para Todos' e 'Hipoterapia', que decorrem na Quinta de Pentieiros.