01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 11 de Junho de 2013
Concurso 'Horta para Todos' – Entrega de Prémios
A Vereadora do Ambiente do Município de Ponte de Lima, Engª Estela Almeida, entregou os prémios aos vencedores do VIII Concurso "Horta para Todos", promovido pela Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, integrado na Área Projeto 'Produção Vegetal' do Serviço Educativo 2012/2013.

Participam nesta iniciativa, ao longo do ano letivo, alunos das escolas do concelho, nomeadamente os Jardins de Infância de Rebordões Souto, Rebordões Stª Maria, Brandara e Vilar - Arcozelo, os Centros Educativos da Ribeira e do Trovela, o Centro Social e Paroquial de Vitorino dos Piães, os Séniores dos Lares de Terceira idade e os utentes da ACAPO - Delegação de Viana do Castelo, possibilitando uma interação entre gerações numa atividade realizada ao ar livre.

Cada grupo visita regularmente a Quinta, com o objetivo de cuidar do seu canteiro, semeando ou colhendo, flores, plantas hortícolas e aromáticas. A par desta atividade, identificam as plantas e as suas utilidades, servindo de estímulo e valorização das suas próprias experiências de vida.

VIII Concurso "Horta para Todos" - Premiou as escolas e as instituições, atribuindo a classificação da seguinte forma:

• 1º lugar - Acapo - Delegação de Viana do Castelo
  • 2º lugar - Turma de Multideficiência da Feitosa
  • 3º lugar - Jardim de Infância de Arcozelo - turma - sala 1

Os prémios incluem um Kit jardinagem (ancinho de mão; sachinho de mão; sachola; regador; pá de transplante; plantador; plantador de bolbos; conjunto de sementes), livros relativos à temática da horta para a escola e, um caderno de atividades da Área Protegida por criança.

As inscrições para o próximo concurso "Horta para Todos" já estão abertas e devem ser efetuadas na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos ou pelo e-mail: lagoas@cm-pontedelima.pt.