01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Município de Ponte de Lima obtém Certificação da Gestão Florestal Sustentável
| 08 de Maio de 2013
Município de Ponte de Lima obtém Certificação da Gestão Florestal Sustentável

O Município de Ponte de Lima viu a área florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros e parte da Área Protegida, num total de 39,70 hectares, certificada de acordo com a Norma NP 4406:2009 - PEFC e Guia Interpretativo do PEFC Portugal (GI Nº1).

O processo de certificação da gestão florestal sustentável, liderado pela Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima foi constituído com o objetivo de promover a certificação florestal na região NUTS III Minho-Lima que implementou um Sistema de Gestão Florestal Sustentável (SGFS), de acordo com o referencial normativo NP 4406:2009, com vista ao desenvolvimento do sector florestal da região.

A Certificação da Gestão Florestal Sustentável PEFC permite comprovar as boas práticas, por um prestigiado sistema, com vantagens competitivas e financeiras na venda dos produtos. O modelo de certificação regional, em oposição ao individual ou de grupo, é considerado o mais adaptado às áreas de minifúndio, permitindo reduzir os custos com a certificação, tornando-a acessível à generalidade dos produtores florestais.

A adesão dos produtores florestais a um Sistema de Certificação Florestal Regional é um processo voluntário que, como já referido, tem como objetivo demonstrar que as suas práticas de gestão florestal estão de acordo com um conjunto de princípios, definidos na "Norma Portuguesa de Sistemas de Gestão Florestal Sustentável: Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável" (NP4406) e demonstrar o seu cumprimento.

Assim, a Certificação Florestal apresenta-se como garantia de acesso a novos mercados e preços diferenciados e à melhoria da imagem institucional, assumindo um compromisso com o ambiente e com a sociedade, resultando no aumento da qualidade de vida das populações.

24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
Bebéteca: uma sessão de histórias com música para bebés, crianças e famílias
publicada em: 21.02.2018

No próximo dia 24 de fevereiro de 2018, pelas 10h30, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove mais uma sessão da Bebéteca.

A atividade integra a dinamização da leitura do livro <

Oficinas Culturais do CIT Arrancam com Sucesso
publicada em: 20.02.2018

A primeira oficina cultural do Centro de Interpretação do Território (CIT) de Ponte de Lima – dedicada à confeção de lenços de namorados ou de amor – registou um n&ua