Dia da Floresta Autóctone
01 de Novembro a 30 de Novembro

Serviços| 03 de Abril de 2013
Oficina de Páscoa 'Caça ao Ovo Aquático'

Realizou-se na Quinta de Pentieiros, no período de férias escolares, entre os dias 18 e 28 de março, a Oficina de Páscoa "Caça ao Ovo Aquático".

Associando as tradições pascais às comemorações do Ano Internacional da Cooperação da Água, esta Oficina proporcionou a ocupação das férias escolares dos participantes com atividades lúdicas e pedagógicas.

A Oficina de Páscoa "Caça ao Ovo Aquático" contou com a participação de 24 jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. Pudemos contar com crianças não só do concelho de Ponte de Lima, mas também dos concelhos de Viana do Castelo e Arcos de Valdevez.

Durante os nove dias de oficina realizaram-se várias atividades, das quais se destacam a participação ativa nas tarefas diárias de uma quinta tradicional minhota - alimentação e maneio animal, volteio equestre e as Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, com a presença dos principais agentes da proteção da floresta: os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, os Sapadores Florestais, as Equipas de Proteção Florestal da GNR, os GIPS (Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro), também da GNR, e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Destaca-se ainda a realização de atividades radicais com o Bike Park e com o Centro Aventura, atividades essas que contaram com a presença dos participantes do Proférias, proporcionando momentos muito divertidos para todos.

Com o apoio do Maestro António Pádua Lima tiveram o primeiro contacto com a música e com os instrumentos musicais, numa visita às instalações da Banda de Música de Estorãos. Cumpriu-se ainda a tradição, realizando-se o Compasso Pascal que percorreu os diversos espaços da Quinta de Pentieiros.

Participantes e monitores deslocaram-se até à vila de Ponte de Lima, para um dia dedicado ao desporto, a manhã foi dedicada a uma aula de natação na piscina municipal, durante a tarde, no pavilhão municipal, os participantes praticaram futsal, basquetebol e andebol. Contámos com o apoio e orientação do André e do Afonso, monitores do Próferias.

No final da oficina, houve um pequeno atelier de cosmética natural com a participação especial da ‘Tia Petúnia'. Os participantes confecionaram sabonetes para levarem e disfrutarem do aroma durante a Páscoa.

A avaliação da Oficina foi positiva, com as crianças a mostrar uma grande satisfação e contentamento nas atividades realizadas, e com vontade de voltar e de participar em outras oficinas.

Helena Alves e Válter Silva