01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

| 03 de Abril de 2013
Oficina de Páscoa 'Caça ao Ovo Aquático'

Realizou-se na Quinta de Pentieiros, no período de férias escolares, entre os dias 18 e 28 de março, a Oficina de Páscoa "Caça ao Ovo Aquático".

Associando as tradições pascais às comemorações do Ano Internacional da Cooperação da Água, esta Oficina proporcionou a ocupação das férias escolares dos participantes com atividades lúdicas e pedagógicas.

A Oficina de Páscoa "Caça ao Ovo Aquático" contou com a participação de 24 jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. Pudemos contar com crianças não só do concelho de Ponte de Lima, mas também dos concelhos de Viana do Castelo e Arcos de Valdevez.

Durante os nove dias de oficina realizaram-se várias atividades, das quais se destacam a participação ativa nas tarefas diárias de uma quinta tradicional minhota - alimentação e maneio animal, volteio equestre e as Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, com a presença dos principais agentes da proteção da floresta: os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, os Sapadores Florestais, as Equipas de Proteção Florestal da GNR, os GIPS (Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro), também da GNR, e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Destaca-se ainda a realização de atividades radicais com o Bike Park e com o Centro Aventura, atividades essas que contaram com a presença dos participantes do Proférias, proporcionando momentos muito divertidos para todos.

Com o apoio do Maestro António Pádua Lima tiveram o primeiro contacto com a música e com os instrumentos musicais, numa visita às instalações da Banda de Música de Estorãos. Cumpriu-se ainda a tradição, realizando-se o Compasso Pascal que percorreu os diversos espaços da Quinta de Pentieiros.

Participantes e monitores deslocaram-se até à vila de Ponte de Lima, para um dia dedicado ao desporto, a manhã foi dedicada a uma aula de natação na piscina municipal, durante a tarde, no pavilhão municipal, os participantes praticaram futsal, basquetebol e andebol. Contámos com o apoio e orientação do André e do Afonso, monitores do Próferias.

No final da oficina, houve um pequeno atelier de cosmética natural com a participação especial da ‘Tia Petúnia'. Os participantes confecionaram sabonetes para levarem e disfrutarem do aroma durante a Páscoa.

A avaliação da Oficina foi positiva, com as crianças a mostrar uma grande satisfação e contentamento nas atividades realizadas, e com vontade de voltar e de participar em outras oficinas.

Helena Alves e Válter Silva

24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes
publicada em: 22.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavil

Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó
publicada em: 22.02.2018

A Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza uma exposição de homenagem ao poeta-diplomata ponte-limense, c

IV Expo Saúde Social em Ponte de Lima | 24 e 25 de Fevereiro 2018
publicada em: 22.02.2018

Considerando a importância de promover um estilo de vida saudável, dirigido a toda a comunidade, o Município de Ponte de Lima realiza no próximo fim-de-semana a IV Expo Saúde Social.

A d