Atividades| 27 de Novembro de 2012
Caminhada pela Floresta na Serra d'Arga - Assinalou o Dia da Floresta Autóctone

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos assinalou o Dia da Floresta Autóctone com uma Caminhada pela Floresta da Serra d'Arga.

Mostrar a beleza natural e as agruras de uma caminhada pela Serra eram objetivos desta iniciativa que se revelou num êxito, face adesão e disponibilidade de todos os caminhantes, encantados com o percurso.

A aventura iniciou-se em direção à casa do Guarda-florestal de Arcos, atualmente recuperada pelas Lagoas, para turismo de Natureza. Seguiu-se o percurso previsto até aos Quartéis de Sta. Justa onde os caminheiros foram recebidos por uma delegação da junta de freguesia de S. Pedro de Arcos que enunciou a história e tradições do local. A viagem seguiu em direção ao lugar do Cerquido, freguesia de Estorãos, onde avistaram as minas de Volfrâmio existentes na encosta da serra e na proximidade da aldeia, o gado cacheno, em pastoreio livre.

Passada a aldeia do Cerquido, rica pela sua paisagem envolvente, ribeiros que se precipitam pelas rochas e arquitetura característica, os caminheiros realizaram a pausa para o almoço ao ar livre, junto à casa do Guarda-florestal do Cerquido.

O regresso à Quinta Pedagógica de Pentieiros ocorreu às 16h30m com a certeza de um dia bem passado e na esperança que surjam novas iniciativas, até porque, ao contrário das previsões, a chuva foi substituída, ao longo do dia, pelo sol e pelo bom tempo de outono.