01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso celebrados no III Abraço ao Rio Lima com a participação de cerca de 1300 alunos
Atividades| 03 de Outubro de 2012
O Município de Ponte de Lima, através do Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, assinalou segunda feira, 1 de outubro o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso.

Com a maior participação de sempre, mais de 1300 crianças de vários estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente o Centro Educativo das Lagoas; Centro Educativo de Gandra; Jardins de infância da Correlhã e Brandara; Eb1 de Ponte de Lima; Eb2 e 3 António Feijó; Escola Secundária e utentes de instituições de acolhimento Sénior, da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e do Centro Paroquial de Fornelos. Associaram-se a esta iniciativa uma comitiva de 100 crianças e professores de Xinzo de Limia, localidade galega, geminada com Ponte de Lima e onde nasce o Rio Lima, na Serra de S. Mamede.

De realçar a colaboração de outras instituições, nomeadamente do Clube Náutico de Ponte de Lima, que se fez representar pelo atleta olímpico Fernando Pimenta, da GNR / SEPNA e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, que assim unem esforços no sentido de alertar e sensibilizar para a necessidade da preservação do recurso hídrico mais importante do concelho de Ponte de Lima.

A par da ação simbólica que é o Abraço ao rio Lima, esta iniciativa promoveu ainda um concurso de talentos, cheio de música, dança, teatro, e muita alegria, partilhado pelos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino.

O Abraço ao Rio Lima, registou-se ao meio-dia com dezenas de crianças e utentes de instituições de acolhimento Sénior, a unirem simbolicamente as duas margens do Rio Lima, com palmas e felicitações ao Lima.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, acompanhado pelo executivo municipal e pelo Presidente da Assembleia Municipal participou no Abraço ao Rio Lima, como forma de demonstrar a importância desta ação e do rio Lima.