Dia da Floresta Autóctone
01 de Novembro a 30 de Novembro

3º Abraço ao Rio Lima envolve mais de mil participantes Comemorações do Dia Nacional da Água e Dia Internacional do Idoso
Atividades| 28 de Setembro de 2012

Em Ponte de Lima o dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso, assinala-se com a realização do 3º Abraço ao rio Lima e a inauguração do CIL - Centro de Informação do Lima.

O Município de Ponte de Lima através do Serviço da Área Protegida realiza a 3ª edição do Abraço ao rio Lima, iniciativa que visa promover um cordão humano unindo as duas margens do rio, proporcionando em simultâneo um encontro intergeracional, através da participação de alunos do Ensino Básico, Eb 2/3, Jardins de Infância e utentes de instituições de acolhimento sénior.

Associa-se a este evento a comunidade de Xinzo de Limia, localidade galega, onde nasce o rio Lima, na Serra de S. Mamede, com forte ligação a Ponte de Lima, quer pelo rio que atravessa o concelho, quer pelo nome Lima. Foi com Xinzo de Limia, que Ponte de Lima celebrou a sua primeira geminação, em 16 de abril de 1984, através do qual têm dinamizado ações de âmbito cultural e social.

A delegação de Xinzo de Limia, que vem a Ponte de Lima, para participar nas comemorações agendadas para o dia 1 de outubro, é composta por cerca de 100 alunos e professores, acompanhados pelo vereador Carlos Gomes.

De realçar a disponibilidade apresentada e a participação de diversas entidades do concelho, na realização deste evento, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Escola Secundária de Ponte de Lima, GNR / SEPNA e o Clube Náutico de Ponte de Lima.

No total prevê-se a participação de mais de 1.300 pessoas, no Abraço ao Rio Lima, com o objetivo de alertar e sensibilizar para a necessidade da preservação do recurso hídrico mais importante do concelho de Ponte de Lima.

A receção aos participantes, bem como da comunidade limiana de Xinzo de Limia está marcada para as 9h30 na Expolima, seguindo-se a sessão de abertura; um concurso de talentos; o Abraço ao Rio Lima e um almoço pic-nic nas margens do rio.

O dia será preenchido com um conjunto de ateliês relacionados com o tema água - rio Lima, recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua proteção.

No período da tarde, a partir das 14h30 as atividades decorrem no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida, com a inauguração do CIL - Centro de Informação do Lima, cujo objetivo é o de educar, sensibilizar e divulgar os valores ambientais, históricos e económico-sociais associados ao Rio Lima, através de uma plataforma de conhecimento e multimédia.

No final será servido um lanche biológico a todos os participantes nesta jornada de promoção e valorização do rio Lima.