01 de Maio a 31 de Maio
  XI Acampamento Natureza e Mundo Rural
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Centro de Informação do Lima - Abertura a 1 de outubro (Comemorações do Dia Nacional da Água)
Serviços| 28 de Setembro de 2012
A água é um recurso natural, essencial à substância do homem e às atividades humanas, em particular às atividades económicas de produção de bens e serviços. O Rio Lima, um dos recursos naturais mais importantes do concelho, foi a mais importante via de comunicação até à construção das estradas reais, regou durante séculos as terras, sendo ainda nos dias de hoje a principal fonte de rega da área envolvente.

O Rio Lima nasce na Serra de S. Mamede, Espanha, percorre 108Km, dos quais 67Km são em território nacional, desaguando no Oceano Atlântico, em Viana do Castelo.

Os principais afluentes do rio Lima são o rio Estorãos e o rio Labruja, ambos a Norte, e o rio Trovela a Sul.

Devido ao seu valor natural, encontra-se classificado como um dos Sítios da Rede Natura 2000, desde a sua nascente até à foz. Este fato faz com que o Lima possua um estatuto relevante em termos de conservação da natureza.

Ao abrigo do Plano de Valorização dos Serviços dos Ecossistemas da Região Biogeográfica Atlântica - Verba, implementado pela Administração da Região Hidrográfica do Norte - ARHNorte, cuja missão é a requalificação dos meios aquáticos e ribeirinhos, de valorização paisagística, de restauração de habitats naturais e de definição de caudais nas diversas linhas de água das bacias hidrográficas dos rios Lima e Minho, está a decorrer até ao final do ano uma intervenção nas zonas ribeirinhas.

No concelho de Ponte de Lima as ações contempladas no projeto supracitado incidem sobre a requalificação das margens do rio, a criação de estruturas de apoio ao desporto náutico e à interpretação ambiental. A limpeza das margens e a remoção seletiva do coberto vegetal existente possibilitou o controlo de espécies invasoras em áreas críticas previamente diagnosticadas, criando as condições indispensáveis ao restauro da galeria ripícola e à recuperação da vegetação autótone.

No domínio da interpretação ambiental e paisagística, foram implementados dois observatórios de aves aquáticas na margem esquerda, em área adjacente à Expolima, junto ao Ribeiro de Crasto e na margem direita, em local próximo ao Parque do Arnado, junto ao afluente do rio Labruja.

No seguimento deste projeto de requalificação e valorização das margens do rio Lima, o Município de Ponte de Lima criou o CIL - Centro de Informação do Lima.

O CIL visa a educação, sensibilização e divulgação dos valores ambientais, históricos e económico-sociais associados ao Rio Lima, através de uma plataforma de conhecimento, multimédia, sobre o principal recurso hídrico do concelho.

O Centro de Informação do Lima ficará instalado no Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida, cujo valor ambiental é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo o epicentro de todo um conjunto de infraestruturas e serviços especializados para a proteção da natureza e da biodiversidade.

Este equipamento vai proporcionar aos visitantes e à população local mais um espaço de descoberta e de conhecimento contínuo, associado à importância social, económica e ambiental que este recurso tem em Ponte de Lima.

Para melhor apreensão destes conhecimentos o CIL disponibilizará uma maqueta 3D, que irá transmitir informação territorial de uma forma coerente e uniforme e percetível por qualquer audiência.

O Centro disponibilizará de uma Biblioteca que apresentará um conjunto alargado de bibliografia relacionada com o Rio Lima, a biodiversidade a educação e a sustentabilidade ambiental. Serviço de Ludoteca, com a finalidade de promover várias atividades lúdicas, interativas e criativas que contribuam para o desenvolvimento ambiental, educativo e cultural dos visitantes.

Inclui ainda serviço de Hemeroteca, um espaço flexível para a disponibilização de um conjunto de periódicos (jornais / revistas) em que os visitantes podem desfrutar de um espaço confortável para a leitura, quer no apoio à Biblioteca e à realização de atividades em grupo.

O CIL - Centro de Informação do Lima, comparticipado pelo programa "ON.2 - O Novo Norte" e financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, abre oficialmente no dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida, a partir das 14h30 horas.