Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Março a 31 de Março
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
04 de Novembro a 02 de Abril
  Ponte de Lima em Alta 2016-2017 | 15% desconto em Alojamento
05 de Abril a 13 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



120 lotes disponíveis nas Hortas Urbanas de Ponte de Lima
Serviços| 07 de Agosto de 2012
120 lotes disponíveis nas Hortas Urbanas de Ponte de Lima
120 lotes disponíveis nas Hortas Urbanas de Ponte de Lima
Face à elevada procura que o projeto das Hortas Urbanas tem alcançado, o Município de Ponte de Lima deliberou proceder ao 3º aumento, contabilizando atualmente 120 lotes.

O projeto "Hortas Urbanas" pretende sensibilizar a população para as alterações que têm ocorrido no mundo rural, incentivando a agricultura urbana e a preservação ambiental.

O projeto consiste em disponibilizar, aos munícipes, um lote de terreno de 40m2 inserido numa área vedada com condições de rega necessárias, um abrigo comum para o armazenamento dos utensílios agrícolas e ainda um espaço para a compostagem ou armazenar estrumes.

Sob a coordenação técnica da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, este projeto permite a muitas famílias produzir as suas hortícolas, desde a batata, couve, feijão, alface, tomates, pimentos, pepinos, e frutos como o morango e até flores.

Os utilizadores, responsáveis pelas suas próprias produções, podem desta forma controlar a forma como são produzidos os seus alimentos usufruindo, também, de momentos de contato direto com a Natureza e de confraternização e partilha de práticas e bens agrícolas.

Inicialmente as "Hortas Urbanas" contavam com 36 lotes de terreno mas face à elevada procura a que se assistiu verificou-se uma necessidade de disponibilizar um maior número. Neste sentido, em dezembro de 2011 o espaço aumentou para 81 lotes. Em março de 2012 deu-se uma nova ampliação sendo que atualmente a veiga de Crasto dispõe de 120 lotes de terreno. Ao projeto pode candidatar-se qualquer munícipe, tendo prioridade os candidatos seniores, jovens casais e pessoas que não possuam terras agrícolas.

No âmbito das Hortas Urbanas o Município de Ponte de Lima aderiu à rede de Agricultura Urbana e Peri Urbana. O PORTAU é uma plataforma inclusiva, aberta às instituições e à participação pública, que pretende, sobretudo, mas não só, promover o debate entre os diversos atores, disponibilizar informação e colocar em contato experiências institucionalizadas e boas práticas de agricultura urbana e peri-urbana. A partilha de experiências ao nível destes projetos permitiu criar um Mapa da Agricultura Urbana em Portugal pode saber mais http://www.portau.org/experiecircncias.html.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Serviços
Oficinas de Páscoa 2017 | 14.02.2017
Oficinas de verão - 22 a 26 de agosto | 01.09.2016
Oficinas de verão - 18 a 22 de julho | 01.08.2016
Oficinas de verão - Arte na Leira | 29.07.2016
Oficinas de verão 2016 | 27.04.2016
 
Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
III Feira dos Jardins e Espaços Verdes em Ponte de Lima | 25 e 26 de março
publicada em: 21.03.2017
A vila mais antiga de Portugal é sem dúvida uma grande referência, tanto a nível nacional como internacional, no que respeita aos seus espaços verdes incomparáveis.
Seminário 'A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster' em Ponte de Lima - 21 de dezembro
publicada em: 21.12.2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização do Seminário "A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster", a realizar em Ponte de Lima, a 21 de dezembro.
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Empreitada de 'Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã'
publicada em: 15.12.2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Empreitada de "Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã" tendo realizado a 13 de dezembro a assinatura do Auto de Consignação da obra, pelo valor de 208.218,18€+Iva.
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :