120 lotes disponíveis nas Hortas Urbanas de Ponte de Lima
Serviços| 07 de Agosto de 2012
120 lotes disponíveis nas Hortas Urbanas de Ponte de Lima
Face à elevada procura que o projeto das Hortas Urbanas tem alcançado, o Município de Ponte de Lima deliberou proceder ao 3º aumento, contabilizando atualmente 120 lotes.

O projeto "Hortas Urbanas" pretende sensibilizar a população para as alterações que têm ocorrido no mundo rural, incentivando a agricultura urbana e a preservação ambiental.

O projeto consiste em disponibilizar, aos munícipes, um lote de terreno de 40m2 inserido numa área vedada com condições de rega necessárias, um abrigo comum para o armazenamento dos utensílios agrícolas e ainda um espaço para a compostagem ou armazenar estrumes.

Sob a coordenação técnica da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, este projeto permite a muitas famílias produzir as suas hortícolas, desde a batata, couve, feijão, alface, tomates, pimentos, pepinos, e frutos como o morango e até flores.

Os utilizadores, responsáveis pelas suas próprias produções, podem desta forma controlar a forma como são produzidos os seus alimentos usufruindo, também, de momentos de contato direto com a Natureza e de confraternização e partilha de práticas e bens agrícolas.

Inicialmente as "Hortas Urbanas" contavam com 36 lotes de terreno mas face à elevada procura a que se assistiu verificou-se uma necessidade de disponibilizar um maior número. Neste sentido, em dezembro de 2011 o espaço aumentou para 81 lotes. Em março de 2012 deu-se uma nova ampliação sendo que atualmente a veiga de Crasto dispõe de 120 lotes de terreno. Ao projeto pode candidatar-se qualquer munícipe, tendo prioridade os candidatos seniores, jovens casais e pessoas que não possuam terras agrícolas.

No âmbito das Hortas Urbanas o Município de Ponte de Lima aderiu à rede de Agricultura Urbana e Peri Urbana. O PORTAU é uma plataforma inclusiva, aberta às instituições e à participação pública, que pretende, sobretudo, mas não só, promover o debate entre os diversos atores, disponibilizar informação e colocar em contato experiências institucionalizadas e boas práticas de agricultura urbana e peri-urbana. A partilha de experiências ao nível destes projetos permitiu criar um Mapa da Agricultura Urbana em Portugal pode saber mais http://www.portau.org/experiecircncias.html.