Serviços| 23 de Julho de 2012
Oficina da Biodiversidade - Exploradores em Ação
Terminou no passado dia 13 de julho a segunda oficina do Programa de Oficinas de verão 2012 do Serviço Área Protegida. Dedicada à Biodiversidade e com o lema "Exploradores em Ação", esta oficina, que rapidamente ficou preenchida, contou com a participação de cerca de 30 crianças dos 5 aos 12 anos.

Num contacto muito direto com a Natureza e o Mundo Rural, e durante 10 dias de atividades, os participantes dedicaram o seu tempo a explorar os vários núcleos animais e vegetais da Quinta Pedagógica de Pentieiros, em trabalhos de limpeza e manutenção, atividades com os equinos, passeio de charrete, tosquia de ovelhas e muitos outros. Também a Área Protegida das Lagoas foi desbravada pelos "Exploradores", que a percorreram em busca da fauna e flora aí existente.

Dando largas à imaginação e recorrendo a elementos da natureza e materiais de ecoponto, os participantes realizaram ainda algumas peças artesanais e de bijuteria que guardaram nas suas 'Bolsas de Explorador', confecionadas por si.

A Oficina "Exploradores em Ação" contou ainda com a participação da técnica Joana Araújo, do Gabinete Nós Pela Natureza, que brindou as crianças com uma palestra de sensibilização para a correta separação de resíduos. No final, e devidamente equipados para o efeito, as crianças participaram num jogo de separação de resíduos para testar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Tiveram ainda a oportunidade de conhecer, em visita guiada, o Festival Internacional de Jardins e o Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima.

Jogos aquáticos e de futebol, danças e brincadeiras pautaram estas duas semanas de atividades, onde a alegria e o entusiasmo não faltaram!