Percursos e Rotas| 19 de Junho de 2012
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida
Ana Leitão, residente em Anais, Ponte de Lima, aluna do 3º ano de Educação Ambiental da Escola Superior de Educação de Viseu, a realizar o seu estágio final de Licenciatura no Serviço Área Protegida, implementou e realizou, com a sua família e amigos, um Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

O 'Atelier da Família' decorreu no passado dia 27 de maio e teve como principal objetivo captar e despertar o interesse dos participantes para a importância da preservação, conservação e proteção das espécies de plantas existentes na Área Protegida.

Com início no Centro de Interpretação Ambiental, onde foi feita uma breve apresentação das Plantas Aromáticas e Medicinais e das atividades a desenvolver, o grupo partiu para o percurso na Área Protegida onde teve a oportunidade de conhecer e aprender a identificar as plantas aí existentes, bem como as suas utilidades e propriedades medicinais.

Após um almoço convívio na Quinta de Pentieiros, o grupo visitou a Quinta Pedagógica onde contatou com o quotidiano do mundo rural, numa aproximação direta às vivências diárias de uma exploração agrícola minhota, onde está inserido um Campo de Plantas Aromáticas e Medicinais.

A tarde foi, ainda, dedicada à realização de diversas atividades relacionadas com as Plantas, como o fabrico de sabonetes com glicerina, a construção de carimbos com elementos naturais, a construção de um Herbário e decalques das texturas das plantas.

O balanço não podia ser mais positivo, no final do dia todos os participantes demonstraram agrado nas atividades desenvolvidas e por terem tido a oportunidade de conhecer estes espaços.

Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida

Prémio Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural-2016 | 11 Candidaturas – 3 projetos vencedores
publicada em: 29.03.2017
A edição 2016 do Prémio de "Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural", dinamizado pelo Município de Ponte de Lima, recebeu 11 projetos inovadores que apostam na valorização de produtos/recursos endógenos.