01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

Percursos e Rotas| 19 de Junho de 2012
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida
Ana Leitão, residente em Anais, Ponte de Lima, aluna do 3º ano de Educação Ambiental da Escola Superior de Educação de Viseu, a realizar o seu estágio final de Licenciatura no Serviço Área Protegida, implementou e realizou, com a sua família e amigos, um Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

O 'Atelier da Família' decorreu no passado dia 27 de maio e teve como principal objetivo captar e despertar o interesse dos participantes para a importância da preservação, conservação e proteção das espécies de plantas existentes na Área Protegida.

Com início no Centro de Interpretação Ambiental, onde foi feita uma breve apresentação das Plantas Aromáticas e Medicinais e das atividades a desenvolver, o grupo partiu para o percurso na Área Protegida onde teve a oportunidade de conhecer e aprender a identificar as plantas aí existentes, bem como as suas utilidades e propriedades medicinais.

Após um almoço convívio na Quinta de Pentieiros, o grupo visitou a Quinta Pedagógica onde contatou com o quotidiano do mundo rural, numa aproximação direta às vivências diárias de uma exploração agrícola minhota, onde está inserido um Campo de Plantas Aromáticas e Medicinais.

A tarde foi, ainda, dedicada à realização de diversas atividades relacionadas com as Plantas, como o fabrico de sabonetes com glicerina, a construção de carimbos com elementos naturais, a construção de um Herbário e decalques das texturas das plantas.

O balanço não podia ser mais positivo, no final do dia todos os participantes demonstraram agrado nas atividades desenvolvidas e por terem tido a oportunidade de conhecer estes espaços.

24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
Executivo Municipal Visita obras da Nova Etar de Anais, Fornelos e Queijada e Rebordões Souto
publicada em: 16.02.2018