Soy Niño na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e em Vitorino dos Piães
Educação| 07 de Maio de 2012

A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos acolheu ao longo do presente ano letivo, o projeto Soy Niño, abordando diversas temáticas relacionadas com a cidadania infantil.

A autoria é da venezuelana Grécia Rodriguez e do brasileiro Leonardo de Albuquerque, no âmbito de uma tese de doutoramento que estão a frequentar na Universidade do Minho.

Os trabalhos foram dinamizados com a colaboração da escola Eb de Vitorino dos Piães, duas turmas do 4º ano participaram neste projeto, onde aprenderam técnicas que ajudam a desenvolver a sua capacidade de intervenção e de comunicar, adquirindo elementos necessários para a criação de um projeto de comunicação. Ambas as turmas tiveram a oportunidade de elaborar um programa de rádio, emitido em direto pela Rádio Ondas do Lima, durante o qual abordaram a Área Protegida e a natureza.

Ao apoiar esta iniciativa o Município de Ponte de Lima, ofereceu aos jovens mais um instrumento para estimular a sua participação na vida cívica, essencial para um bom funcionamento da sociedade. Segundo as educadoras, é notória a transformação de toda a turma após esta experiência "os alunos estão mais comunicativos, participativos, muito entusiasmados, com mais autonomia e mais à vontade em trabalhos de equipa".

Face ao êxito alcançado e tendo em conta a franca aceitação do mesmo por parte dos alunos da Eb de Vitorino dos Piães, os autores do projeto acederam continuar esta missão no Centro Paroquial de Vitorino dos Piães, acompanhando o Grupo Aventureiro da Floresta e os Comunicadores da Natureza. As sessões realizam-se aos sábados, com o objetivo de continuar a estimular a sabedoria infantil, desenvolvendo a sua capacidade natural de intervenção e de comunicação.

O Projeto Soy Niño, divulgado em diversos países, nomeadamente no Canadá, Brasil, Espanha, França e Portugal, tem como objetivo final, segundo Grécia Rodriguez, construir uma escola de comunicação para os mais jovens.