Serviços| 12 de Abril de 2012
Oficina de Páscoa 'Coelhos com Energia'

Decorreu entre os dias 26 de março e 05 de abril, na Quinta Pedagógica de Pentieiros, a Oficina de Páscoa "Coelhos com Energia".

Com o grande objetivo de ocupar as férias escolares dos participantes com atividades lúdicas e pedagógicas, a Oficina 'Coelhos com Energia' associou as tradições pascais às comemorações do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

O grupo, de cerca de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 05 e os 12 anos, contou com a presença de participantes residentes nos concelhos de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo.

O programa de atividades permitiu que explorassem os vários núcleos da Quinta Pedagógica de Pentieiros, participando ativamente nas tarefas diárias de uma quinta tradicional minhota - alimentação e maneio animal, volteio equestre e manutenção dos espaços verdes.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, com a realização de um percurso pedestre e visita ao Centro de Interpretação Ambiental. Com o apoio do Maestro António Pádua Lima tiveram o primeiro contacto com a música e os instrumentos musicais, na sede da Banda de Música de Estorãos.

Para honrar as tradições pascais, foram ainda confecionados doces de Páscoa, sabonetes com motivos pascais e a recriação do tradicional Compasso Pascal na Quinta de Pentieiros. Numa visita à Cerâmica de Ponte de Lima e com a orientação do artesão Joaquim Esteves, os participantes pintaram azulejos com motivos alusivos à Energia e à Páscoa.

O balanço final não podia ser mais positivo. Todos mostraram grande satisfação com as atividades realizadas e mostraram interesse em voltar a participar nas Oficinas.

Conheça em breve a oferta do Serviço Área Protegida para as férias escolares de verão!