26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Atividades| 26 de Março de 2012
III Semana da Floresta
O Município de Ponte de Lima concentrou numa semana, pelo terceiro ano consecutivo, uma série de atividades dedicadas à temática Floresta, dinamizadas pelo Gabinete Técnico Florestal e pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

A III Semana da Floresta, que decorreu entre os dias 17 e 24 de março, contou ainda com a colaboração da Associação Florestal do Lima, Lions Clube de Ponte de Lima, Coopalima e Escola Profissional de Ponte de Lima. Envolvendo os parceiros que anualmente assinalam esta efeméride, esta iniciativa tem como principal missão sensibilizar para a proteção e gestão da floresta, elemento vital para a qualidade de vida do nosso meio ambiente.

Dirigida a toda a comunidade, e em especial à população escolar, esta iniciativa, com um vasto programa de ações, foi marcada pela plantação de espécies autóctones, colocação de placas identificativas de espécies, um workshop e um percurso pedestre.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos não deixou de assinalar esta efeméride, tendo uma semana pautada pela visita de centenas de crianças de escolas do concelho, de Braga, Arcos de Valdevez e Vila Nova de Famalicão.

Marcando as comemorações dos Dias Mundiais da Árvore e da Água, a 21 e 22 de março respetivamente, as visitas guiadas e atividades realizadas foram especialmente dedicadas à Floresta e à Água, habitats e elementos essenciais à biodiversidade existente na Área Protegida - observação de anfíbios e macroinvertebrados, recolha de texturas da floresta, identificação de espécies florestais e ribeirinhas e plantação de árvores autóctones foram algumas das ações desenvolvidas.

O dia 23 de março foi dedicado ao Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros. Mais de uma centena de crianças do concelho tiveram a oportunidade de explorar o Parque Florestal com a realização de uma Caça ao Tesouro e de assistir às explicações e mostra de equipamentos dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Sapadores Florestais, GIPS e SEPNA.