Dia Internacional das Zonas Húmidas
Atividades| 31 de Janeiro de 2012
Dia Internacional das Zonas Húmidas
A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos vai assinalar o Dia Internacional das Zonas Húmidas, efeméride que se regista a 2 de fevereiro.

Neste Ano Internacional da Energia Sustentável, e no âmbito da adesão do Município de Ponte de Lima ao Pacto de Autarcas, a Área Protegida vai apresentar um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de eletricidade, eletrónica e informática da EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima. Participarão nesta atividade as turmas inscritas nas Áreas Projeto Laboratório, Energias Renováveis e Floresta para Todos dos Centro Educativo de Vitorino dos Piães, S. Martinho da Gandra e da EB1 de Cabaços, num total de 70 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos.

No período da tarde, a partir das 16h30, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental decorre a apresentação do "Projecto Rios", um projeto nacional de educação ambiental que contribui para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais.

O Serviço Área Protegida irá dar apoio na implementação do projeto a todos os participantes do concelho. O "Projeto Rios" destina-se a todas as instituições de ensino e de acolhimento a seniores, empresas, grupos de escuteiros, associações, grupos culturais, famílias, grupos de amigos e a toda a população em geral.

Classificada como Zona Húmida de Importância Internacional, sítio RAMSAR n.º 1613, desde 2006, a Área Protegida engloba habitats tipo de uma zona húmida continental, dos quais se destacam as lagoas de água doce temporárias ou permanentes e o rio Estorãos que estão na base da originalidade e biodiversidade da área.

A beleza natural e a biodiversidade das Zonas Húmidas permitem, para além do conjunto importante de serviços e funções ambientais que promovem, o desenvolvimento de múltiplas atividades Turísticas. Preservando o seu habitat natural, a Área Protegida possui um conjunto de passadiços que permitem longos percursos pedestres, numa aventura única em torno das lagoas e pelo interior de uma vegetação cerrada que abriga um sem número de aves e animais.