26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Atividades| 20 de Dezembro de 2011
Seminário 'Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos'
Decorreu no passado dia 16 de dezembro, no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, o Seminário 'Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos' que reuniu prestigiados profissionais e investigadores da área do Ambiente.

Enquadrado no projeto "Promoção da Biodiversidade na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos", cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, o seminário promoveu um salutar debate científico, técnico e político sobre o desafio que se coloca aos espaços protegidos e classificados, considerando a necessidade de assegurar o acompanhamento permanente das condições de preservação dos habitats aquáticos e da ictiofauna.

O tema suscitou particular interesse no público, concentrando cerca de 100 pessoas no auditório, com áreas de formação bastante distintas, como biologia, engenharia agrónoma e agrícola, geografia, arquitetura e design paisagista, técnicos florestais, professores e estudantes na área do ambiente, planeamento e ordenamento do território, técnicos do ICNB e de outros municípios, entre outros. A elevada participação do público revelou-se um excelente indicador do papel ativo que estes agentes económicos e sociais podem dinamizar junto dos seus públicos e difundir a importância da necessidade de mudança de atitudes, mentalidades e comportamentos.

A tarde foi dedicada à apresentação e divulgação dos resultados do mais recente inventário de espécies e habitats prioritários associados ao meio fluvio-lacustre que caracteriza esta Área Protegida. Realizado pela ERENA, ao abrigo do projeto mencionado em epígrafe, e apresentado pela Eng.ª Susana Rosa e pelo Eng.º Carlos Rio Carvalho, este estudo vem reforçar a importância e o valor ambiental desta Área Protegida.

O Seminário terminou com as palavras de agrado e incentivo do Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; do Eng.º Júlio Pereira, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; e do Eng.º Daniel Campelo, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.