Área Protegida pretende aproveitar a recuperação da tradição da sidra para gerar contributos na economia local
Ambiente| 29 de Novembro de 2011

O Município de Ponte de Lima, através do Serviço Área Protegida, no seguimento do trabalho de recuperação da tradição da produção e do consumo de sidra (bebida obtida através da fermentação do mosto da maçã) nas Feiras Novas, iniciado em 2005, dá agora os primeiros passos no sentido da concretização de um projeto que detém como principal objetivo a criação de uma nova fonte de receita para os agricultores locais, assim como a preservação e valorização das variedades regionais de macieira, a divulgação do concelho, da Área Protegida e da própria sidra.

Para o efeito, com certeza de que o contributo a gerar será tanto maior quanto maior for a quantidade de matéria-prima (maçã) utilizada, tornava-se imprescindível a obtenção de sidra estável que permitisse a sua disponibilização por um período de tempo superior ao período das Feiras Novas e, como consequência direta, um aumento do período de consumo e do número de consumidores.

Neste quadro, foi já no decorrer do presente ano que foram realizados os testes, com o apoio de um enólogo, que permitiram obter a Sidra Lagoas, um produto estável, com uma durabilidade próxima dos 18 meses. Acresce referir, atendendo ao principal objetivo do projeto, que a sidra produzida permitirá ainda obter um conjunto de derivados como sejam, espumante, aguardente e jeropiga de sidra, para os quais os testes serão desenvolvidos brevemente.

Assim sendo, tendo em consideração os resultados alcançados até ao momento, nomeadamente no que concerne ao grau de satisfação da esmagadora maioria daqueles que já tiveram a oportunidade de provar a Sidra Lagoas, estará para breve a criação de uma micro-unidade de produção de sidra, e derivados, nas antigas instalações da Cooperativa de Estorãos, permitindo em última análise criar todas as condições para que o projeto tenha o maior impacte possível na economia local.