Seminário 'Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos'
Atividades| 28 de Novembro de 2011
Seminário 'Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos'
O Município de Ponte de Lima irá promover no próximo dia 16 de dezembro um Seminário dedicado à temática Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos, cuja realização se enquadra no projeto "Promoção da Biodiversidade na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos", cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial.

A organização deste evento visa estimular o debate científico, técnico e político sobre este exigente desafio que se coloca aos espaços protegidos e classificados, considerando a necessidade de assegurar o acompanhamento permanente das condições de preservação dos habitats aquáticos e da ictiofauna.

Direcionando-se particularmente para todos aqueles que direta e indiretamente assumem responsabilidades administrativas e gestionárias nas mais diversas instâncias, serão abordadas questões prementes ao nível dos impactos da agro-silvo-pastorícia sobre as águas continentais, bem como das ameaças que se colocam à qualidade ecológica das galerias ripícolas.

Este encontro será igualmente uma oportunidade de apresentação e divulgação dos resultados do mais recente inventário de espécies e habitats prioritários associados ao meio fluvio-lacustre que caracteriza esta Área Protegida, realizado ao abrigo do projeto referido em epígrafe.

Por fim, será lançado o repto da constituição de uma Rede Nacional de Áreas Protegidas Locais.

Para mais informações:

Inscrição

Programa do Seminário 'Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos' (PDF | 1 mb)