01 de Novembro a 30 de Novembro

Atividades| 01 de Outubro de 2011
II Abraço ao rio Lima

O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima voltou a comemorar os Dias Nacional da Água e Internacional do Idoso celebrando o recurso hídrico mais importante do concelho, o rio Lima.

À semelhança da edição anterior, a Expolima foi o palco escolhido para acolher os cerca de 1000 participantes no “II Abraço ao rio Lima” - EB1 de Ponte de Lima, JI de Brandara, JI de Cepões, EB1 e JI de Bertiandos, EB1 e JI de S. Pedro de Arcos, EB1 e JI de Vitorino de Piães, Centro Paroquial e Social de Fornelos, Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, Centro de Dia de Refóios e Casa de Caridade de Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima.

Foram ainda várias as entidade que se associaram a este evento - a Escola Secundária de Ponte de Lima (Curso de Animação Sócio-cultural), a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a Unidade de Saúde Familiar de Ponte de Lima e a Pony School - engrandecendo e tornando possível o sucesso alcançado nesta iniciativa, garantindo a animação e o acompanhamento dos participantes.

As atividades tiveram início às 10h00 com a abertura oficial do “II Abraço ao rio Lima” presidida pela Vereadora do Ambiente, Eng.ª Estela Almeida. Seguiu-se o 'Concurso de Talentos sobre o rio Lima' onde a Santa Casa da Misericórdia, a EB1 e JI de Vitorino de Piães e o JI de Cepões brindaram a plateia declamando poemas, entoando lindas canções e representando peças de teatro alusivas ao nosso rio Lima.

Aos membros do júri, Eng.º Gonçalo Rodrigues do Serviço Área Protegida, Eng.ª Fátima Fernandes da área do Ambiente e a Dra. Maria José Abreu do Gabinete de Comunicação, coube a árdua tarefa de escolher apenas três premiados.

Às 12h00, ao som das sirenes, centenas de miúdos e graúdos abraçaram simbolicamente as duas margens do rio Lima e durante breves momentos ouviram-se palmas e saudações ao Lima.

De regresso à Expolima foram anunciados os três vencedores do "Concurso de Talentos sobre o rio Lima": o terceiro prémio, uma visita guiada na Ecovia com observação de aves aquáticas, foi atribuído à Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima pela declamação de um poema dedicado ao rio Lima; o segundo prémio, um passeio de canoa no rio Lima, foi atribuído às turmas D3 e Jardim de Infância de Vitorino de Piães que dançaram ao som da música 'Espelho de Água' de Paulo Gonzo; e o primeiro prémio, uma viagem à nascente do rio Lima, em Espanha, foi atríbuído à turma D6 de Vitorino de Piães, que interpretou uma peça de teatro.

O limiano José Rodrigues, que ouviu a promoção do "II Abraço ao rio Lima" na rádio Ondas do Lima, juntou-se às comemorações e declamou umas quadras dedicadas ao rio Lima, improvisadas durante aquela manhã.

Depois de um merecido almoço, e antes do regresso às instituições, os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar diversos ateliers alusivos ao tema “Água”: pesca desportiva, recolha de texturas e representação em pintura de elementos do rio Lima, observação de macroinvertebrados, atividades experimentais com 'Água', poupança de água, higiene e segurança na Água, entre outros.