Promoção da Biodiversidade da Área Protegida
Ambiente| 31 de Agosto de 2011
Promoção da Biodiversidade da Área Protegida
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (PPLBSPA) possui uma riqueza e diversidade faunística e florística assinaláveis, tendo sido alvo de diversos trabalhos de caracterização ecológica aquando da sua criação.

No entanto, persistiam ainda grupos para os quais o conhecimento na área era reduzido ou mesmo praticamente inexistente. Assim, e no âmbito da candidatura "Promoção do Conhecimento sobre a Biodiversidade da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos", desenvolvida durante os anos de 2010 e 2011, foi adjudicado à Erena - Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, S.A.:

um estudo complementar aos inventários de flora e fauna de Lepidópteros, Odonatos, Quirópteros, Briófitos, Macrofungos e Flora prioritária,
 e a avaliação da prioridade e exigência em termos de conservação e controlo da Avifauna e Anfíbios e a avaliação do impacto do visão-americano (Mustela vison).

Participaram neste estudo 21 técnicos especializados em diferentes áreas de formação, e em alguns grupos, como os odonatos ou macrofungos, os técnicos do Serviço Área Protegida que receberam formação, acompanharam as prospeções de campo e continuaram as recolhas de dados para análise.

O relatório final já foi entregue e vem reforçar o valor ambiental e a necessidade de proteção e conservação desta área, tendo sido identificadas espécies vulneráveis e em risco elevado de extinção, constantes de diversas Listas Vermelhas nacionais, ibéricas e europeias, dos Anexos I e II da Diretiva Habitats e da Convenção de Berna. Em algumas espécies foram mesmo identificadas as maiores populações conhecidas em Portugal.

Saiba mais sobre esta candidatura aqui.