26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Serviços| 23 de Agosto de 2011
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Continuam a decorrer, na Quinta Pedagógica de Pentieiros, as Oficinas de verão para jovens dos 05 aos 12 anos. As oficinas, promovidas em períodos de férias escolares, pretendem proporcionar um espaço de ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres dos seus participantes.

Mais uma vez os encarregados de educação acorreram em massa à Quinta de Pentieiros, e as inscrições, em norma limitadas a 20 participantes por oficina, foram, este ano, rapidamente preenchidas. Assim, o Município e os técnicos do Serviço Área Protegida fizeram o grande esforço de aumentar as vagas disponibilizadas, chegando em três períodos a admitir 40 participantes, tentando, desta forma, apoiar um maior número de famílias, tendo ainda o serviço de refeições.

Esta iniciativa do Serviço Área Protegida, integrada no Serviço Educativo, chega cada vez mais longe. À semelhança de anos anteriores, não só os jovens limianos recorrem a esta iniciativa para ocupar o seu período de férias escolares. Para além de jovens de concelhos mais próximos, como Viana do Castelo, Arcos de Valdevez ou Braga, recebemos ainda inscrições de residentes no Porto e até mesmo em Lisboa.

A primeira oficina decorreu de 04 a 15 de julho e a "Energia Positiva" reinou entre o grupo. Cada dia de oficina foi dedicado a um tipo de energia renovável, tendo sido desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a temática. Destacam-se a construção de forno solar, papagaios e moinhos de papel, a confeção de pasta de modelagem e as atividades experimentais como a simulação de uma erupção vulcânica. Para além destas atividades foram ainda desenvolvidos alguns trabalhos de manutenção nos núcleos animal e vegetal da Quinta Pedagógica de Pentieiros, incluindo a eliminação de espécies exóticas no Parque Florestal.

A Oficina dos "Cientistas Loucos" realizou-se de 18 a 29 de julho e contou com a participação do grupo no programa da RTP "Verão Total". As atividades desenvolvidas foram dedicadas à "Ciência" e basearam-se em diversos temas, como o Corpo Humano, as Plantas, a Energia, entre outros. O grupo participou ainda ativamente no dia a dia da quinta, realizando trabalhos de limpeza e manutenção das boxes dos equinos, por exemplo, e realizando algumas experiências 'culinárias'. Uma das atividades mais destacada neste e em outros períodos de oficina são os resfrecantes jogos aquáticos nas piscinas ao Ar Livre da Quinta de Pentieiros.

Seguiu-se a Oficina da "Bicharada", de 01 a 12 de agosto. Nesta oficina, e após terem escolhido o seu animal preferido, os participantes puseram 'mãos à obra' e confecionaram eles próprios uma almofada com a representação desse animal. Para além desta atividade, destacam-se a visita à Área Protegida num contacto muito direto com a natureza e onde puderam observar animais e plantas característicos de zonas húmidas. A convite do pintor e autor do projeto "Arte na Leira" - Mário Rocha, o grupo visitou ainda a Serra de Arga e participou nesta galeria de arte, pintando azulejos com a mais diversa 'Bicharada'. Por último, destaca-se o passeio de canoa pelo rio Lima, momento de grande descontração, amizade e muita brincadeira.

Desde o dia 16 e com término na próxima Sexta-feira, dia 26 de agosto, decorre a Oficina "H2O", seguindo-se a Oficina "Carvalhos na Floresta"de 29 de agosto a 09 de setembro que termina o ciclo de oficinas de verão 2011.

Veja aqui algumas imagens das atividades desenvolvidas:

Oficina da "Energia Positiva" - 04 a 15 de julho

Oficina dos "Cientistas Loucos" - 18 a 29 de julho