Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Março a 31 de Março
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
04 de Novembro a 02 de Abril
  Ponte de Lima em Alta 2016-2017 | 15% desconto em Alojamento
05 de Abril a 13 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Serviços| 23 de Agosto de 2011
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Continuam a decorrer, na Quinta Pedagógica de Pentieiros, as Oficinas de verão para jovens dos 05 aos 12 anos. As oficinas, promovidas em períodos de férias escolares, pretendem proporcionar um espaço de ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres dos seus participantes.

Mais uma vez os encarregados de educação acorreram em massa à Quinta de Pentieiros, e as inscrições, em norma limitadas a 20 participantes por oficina, foram, este ano, rapidamente preenchidas. Assim, o Município e os técnicos do Serviço Área Protegida fizeram o grande esforço de aumentar as vagas disponibilizadas, chegando em três períodos a admitir 40 participantes, tentando, desta forma, apoiar um maior número de famílias, tendo ainda o serviço de refeições.

Esta iniciativa do Serviço Área Protegida, integrada no Serviço Educativo, chega cada vez mais longe. À semelhança de anos anteriores, não só os jovens limianos recorrem a esta iniciativa para ocupar o seu período de férias escolares. Para além de jovens de concelhos mais próximos, como Viana do Castelo, Arcos de Valdevez ou Braga, recebemos ainda inscrições de residentes no Porto e até mesmo em Lisboa.

A primeira oficina decorreu de 04 a 15 de julho e a "Energia Positiva" reinou entre o grupo. Cada dia de oficina foi dedicado a um tipo de energia renovável, tendo sido desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a temática. Destacam-se a construção de forno solar, papagaios e moinhos de papel, a confeção de pasta de modelagem e as atividades experimentais como a simulação de uma erupção vulcânica. Para além destas atividades foram ainda desenvolvidos alguns trabalhos de manutenção nos núcleos animal e vegetal da Quinta Pedagógica de Pentieiros, incluindo a eliminação de espécies exóticas no Parque Florestal.

A Oficina dos "Cientistas Loucos" realizou-se de 18 a 29 de julho e contou com a participação do grupo no programa da RTP "Verão Total". As atividades desenvolvidas foram dedicadas à "Ciência" e basearam-se em diversos temas, como o Corpo Humano, as Plantas, a Energia, entre outros. O grupo participou ainda ativamente no dia a dia da quinta, realizando trabalhos de limpeza e manutenção das boxes dos equinos, por exemplo, e realizando algumas experiências 'culinárias'. Uma das atividades mais destacada neste e em outros períodos de oficina são os resfrecantes jogos aquáticos nas piscinas ao Ar Livre da Quinta de Pentieiros.

Seguiu-se a Oficina da "Bicharada", de 01 a 12 de agosto. Nesta oficina, e após terem escolhido o seu animal preferido, os participantes puseram 'mãos à obra' e confecionaram eles próprios uma almofada com a representação desse animal. Para além desta atividade, destacam-se a visita à Área Protegida num contacto muito direto com a natureza e onde puderam observar animais e plantas característicos de zonas húmidas. A convite do pintor e autor do projeto "Arte na Leira" - Mário Rocha, o grupo visitou ainda a Serra de Arga e participou nesta galeria de arte, pintando azulejos com a mais diversa 'Bicharada'. Por último, destaca-se o passeio de canoa pelo rio Lima, momento de grande descontração, amizade e muita brincadeira.

Desde o dia 16 e com término na próxima Sexta-feira, dia 26 de agosto, decorre a Oficina "H2O", seguindo-se a Oficina "Carvalhos na Floresta"de 29 de agosto a 09 de setembro que termina o ciclo de oficinas de verão 2011.

 Veja aqui algumas imagens das atividades desenvolvidas:

           Oficina da "Energia Positiva" - 04 a 15 de julho

           Oficina dos "Cientistas Loucos" - 18 a 29 de julho

           Oficina da "Bicharada" - 02 a 12 de agosto

 

Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Oficinas de verão na Quinta de Pentieiros
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Serviços
Oficinas de Páscoa 2017 | 14.02.2017
Oficinas de verão - 22 a 26 de agosto | 01.09.2016
Oficinas de verão - 18 a 22 de julho | 01.08.2016
Oficinas de verão - Arte na Leira | 29.07.2016
Oficinas de verão 2016 | 27.04.2016
 
Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Seminário 'Negócios, Investimento e Emprego: o papel dos diversos agentes'
publicada em: 27.03.2017
No âmbito do projeto "Ponte de Lima Empreende" o Município de Ponte de Lima, em parceria com Centro Europe Direct de Ponte de Lima, realiza no próximo dia 31 de março, no Auditório Municipal, um seminário sobre "Negócios, Investimento e Emprego...
Seminário 'A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster' em Ponte de Lima - 21 de dezembro
publicada em: 21.12.2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização do Seminário "A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster", a realizar em Ponte de Lima, a 21 de dezembro.
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Empreitada de 'Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã'
publicada em: 15.12.2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Empreitada de "Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã" tendo realizado a 13 de dezembro a assinatura do Auto de Consignação da obra, pelo valor de 208.218,18€+Iva.
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :