01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

Atividades| 23 de Maio de 2011
II Workshop Infantil - Energias Renováveis
No âmbito do encerramento do programa de apoio às Áreas Projeto Ciência Viva e Alterações Climáticas - Energias Renováveis do Serviço Educativo 2010/2011 da Área Protegida e dos Dias Europeus do Sol (01 a 15 de maio), realizou-se hoje, no Centro de Interpretação Ambiental, o II Workshop Infantil subordinado ao tema "Energias Renováveis".

Este Workshop, que contou com a presença da Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.ª Estela Almeida, teve como principal objetivo sensibilizar e alertar os participantes para a importância do uso de Energias Renováveis, da tomada de atitudes pró-ativas, a favor do ambiente, e formas de poupança de energia. A mesa contou ainda com a presença de Paulino Maganete, gerente da Tecnilima, e da Dra. Liliana Rio, do Gabinete Novas Iniciativas da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Com o apoio do Gabinete Nós Pela Natureza, da equipa de estagiários das Escolas Secundária de Ponte de Lima e EB 2,3/S de Paredes de Coura e da colaboradora Rita Arantes, foram desenvolvidos diversos ateliers dedicados às energias renováveis, como as construções de Forno Solar, Relógio de Sol e moinhos de vento, a recriação de erupções vulcânicas, o Jogo da Energia e ainda uma atividade sobre a Energia da Floresta - a Biomassa.

Participaram nesta ação cerca de 120 crianças de instituições de ensino do concelho de Ponte de Lima, nomeadamente dos Centros Educativos de Arcozelo, Refoios, Freixo, S. Martinho da Gandra, e EB1 e Jardim de Infância de S. Pedro de Arcos.

No final das atividades, os participantes foram premiados com uma brochura "Agarra o SOL", cedida pela ADENE - Agência para a Energia, balões comemorativos dos Dias Europeus do Sol e brochuras promocionais e de sensibilização da DECO e Tecnilima.

O Workshop terminou com a entrega de prémios aos vencedores do concurso 'O Aproveitamento das Energias Renováveis', um desafio lançado às turmas inscritas nas Áreas Projeto Ciência Viva e Alterações Climáticas - Energias Renováveis que contou com três trabalhos a concurso. A grande vencedora foi a turma A8 do Centro Educativo de Freixo com a Maquete - Energia Eólica.