Serviços| 10 de Maio de 2011
Município de Ponte de Lima aumenta número de lotes nas Hortas Urbanas
O Município de Ponte de Lima, lançou em novembro de 2009, o Projeto Hortas Urbanas - na Veiga de Crasto. A iniciativa coordenada pelo Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, despertou o interesse de muitos limianos, que desta forma passaram a cultivar pequenas quantidades hortícolas para consumo próprio.

Numa 1ª fase, o Município disponibilizou 36 lotes, que se revelaram insuficientes, face á procura registada.

Os utilizadores das Hortas Urbanas, tiveram a oportunidade de conjugar um modo de vida salutar, usufruindo de alimentos saudáveis e convidativos ao orçamento familiar, proporcionando ainda um elo de convivência social entre gerações, tendo em conta que se dirige para toda a comunidade.

Perante o êxito alcançado, o Município constatou que muitos outros limianos demonstraram interesse em aderir ao Projeto, sendo necessário aumentar o número de lotes. O Projeto entrou agora numa 2ª fase, duplicando o número de lotes, perfazendo no total 54. Até ao momento estão atribuídos 48, encontrando-se 6 disponíveis.

Assim, o Município disponibiliza aos participantes um lote de 40m2 inserido numa área vedada, um ponto de água destinada à rega das culturas instaladas no lote, um abrigo comum para armazenamento dos utensílios agrícolas e um espaço comum para compostagem ou colocação de estrumes, para além de fornecer informação sobre os modos de produção e práticas culturais ambientalmente corretas e um livro que permitirá a comunicação entre os participantes e o Município de Ponte de Lima.

De acordo com o regulamento do projeto pode candidatar-se qualquer munícipe, sendo conferida prioridade aos candidatos seniores, a jovens casais, ou ainda a pessoas que não possuam terras agrícolas.

Para mais informações / inscrição contacte a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, pelo Telf: 258 733 553 ou lagoas@cm-pontedelima.pt.