01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Atividades| 21 de Abril de 2011
Conferência e Curso Internacional 'Small Scale Landscapes in Western Europe'

Escola Superior Agrária

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Conferência e Curso Internacional “SMALL SCALE LANDSCAPES IN WESTERN EUROPE: METHODOLOGICAL DEVELOPMENTS IN HABITAT RECORDING AND MONITORING”

Nos dias 11, 12 e 13 de maio realiza-se, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, uma conferência centrada nos desenvolvimentos metodológicos ao nível da vigilância e monitorização de paisagens heterogéneas na Europa Ocidental, à qual estará associado um curso prático de monitorização de habitats e biodiversidade.

As paisagens heterogéneas da Europa Atlântica não são apenas famosas pela sua diversidade biológica mas também pela sua aparência distinta e produtos agrícolas. Neste contexto, esta conferência apresenta-se como um momento para a divulgação não só do trabalho que tem sido realizado ao nível Europeu, mas também das mais recentes técnicas de caracterização e avaliação da paisagem. A esta escala, a heterogeneidade e (bio)diversidade das zonas rurais apresenta problemas de vigilância e subsequente monitorização, em particular:

um número elevado de pequenas parcelas;
 a extensão e número de elementos lineares;
 as sobreposições entre os elementos lineares e as parcelas;
 o número de habitats associados a uma dada unidade.

Nos últimos 25 anos, têm-se desenvolvido ações de vigilância e monitorização em diversos países Europeus que conduziram, no último ano, à implementação em Portugal da iniciativa EBONE (European Biodiversity Observation Network) cujo propósito é monitorizar habitats e biodiversidade à escala Europeia.

Esta iniciativa é organizada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pela Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem e pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Consulte:

Programa (PDF | 1 mb)

Ficha de inscrição (PDF | 70 kb)

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
 Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem (APEP)
 Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)

Com o apoio do Município de Ponte de Lima.