Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Conservar com Justiça
Ambiente| 27 de Janeiro de 2011
Conservar com Justiça
Conservar com Justiça
Partindo do pressuposto de que a conservação da natureza e da biodiversidade é uma responsabilidade social ambiental das empresas e dos cidadãos, o Município de Ponte de Lima, através da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, lança mais um desafio.

"Conservar com Justiça..." é o nome da iniciativa dirigida aos proprietários e usufrutuários da Área Protegida, no sentido de reunir as condições necessárias para uma gestão efetiva do espaço a favor da conservação da natureza e da biodiversidade.

Desta forma pretende-se angariar potenciais donativos de particulares, empresas, entre outros (mecenas) ao abrigo da Lei do Mecenato Ambiental, no sentido de reunir e aplicar ações que incentivem e promovam a gestão ativa na Área Protegida.

Envolver os proprietários e usufrutuários na gestão da Área Protegida é o objetivo do Município de Ponte de Lima, ao desenvolver esta ação, permitindo, por outro lado criar um instrumento monetário dedicado à compensação financeira dos proprietários e usufrutuários daqueles terrenos, para além de facilitar e garantir a aplicação do Plano de Ordenamento e Gestão da Área Protegida.

Com um plano de intervenção vasto, este projeto visa ainda garantir usos e ocupação do solo, promotoras da salvaguarda e valorização dos recursos, valores e funções dos ecossistemas, bem como otimizar os serviços dos ecossistemas culturais, de regulação e de suporte na Área Protegida.

A compensação financeira será atribuída aos proprietários/usufrutuários dos terrenos, no interior da Área Protegida, mediante a celebração de um acordo entre o Município e os interessados, desde que estes se comprometam a exercer a sua atividade em consonância com o exposto no Plano de Ordenamento da referida Área.

Será ainda constituída uma Brigada de Intervenção do "Conservar com justiça..." que terá como missão apoiar os proprietários/usufrutuários no desenvolvimento das práticas previstas nos acordos celebrados no âmbito da atribuição das compensações financeiras; executar as ações de gestão previstas nos contratos de arrendamento celebrados e exercer a vigilância da Área Protegida, assim como determinar o grau de cumprimento das ações previstas nos acordos concluídos.

A apresentação oficial deste projeto realiza-se no próximo dia 2 de fevereiro, às 11 horas, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Ambiente
Visita ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros | 02.06.2017
Votos de Natal 2016 | 21.12.2016
23 de novembro | Dia da Floresta Autóctone | 24.11.2016
VI Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima | 11 a 13 de novembro | 15.11.2016
Recolha de Tampinhas e Embalagens | 01.03.2016
 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Município de Ponte de Lima lança obras de tributo a Cardeal Saraiva
publicada em: 22.06.2017

O livro "Cardeal Saraiva: documentos raros e dispersos" vai ser apresentado no próximo dia 22 de junho, pelas 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Trata-se de uma obra que congrega escritos inéditos reveladores da excecional qualidade intelectual de uma das mais proeminentes personalidades da história religiosa, política e cultural do Portugal oitocentista, compilados por ocasião das celebrações dos 250 anos de nascimento do monge beneditino.

Ao lançamento da mais recente aposta literária do Município de Ponte de Lima, seguir-se-á a apresentação do segundo número da revista cultural “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro”, cuja edição se dedica integralmente à reprodução das comunicações proferidas nas conferências de tributo a Frei Francisco de São Luís (1766-1845), que decorreram de maio de 2016 a janeiro de 2017.

A cerimónia oficial acolherá também a exibição de parte de um documentário sobre a vida e obra do Cardeal Saraiva, realizado por Pedro Ramos Ferreira e Vítor Hugo Silva, que conta com as participações dos conferencistas envolvidos no ciclo de palestras consagrado à insigne figura ponte-limense.

Associe-se à homenagem a Frei Francisco de São Luís e marque presença no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Ponte de Lima - Festival Percursos da Música ? 4 a 21 de julho | Ana Moura, Rui Veloso, Gabriel O Pensador e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar | 4, 5, 11 e 12 de agosto
publicada em: 21.06.2017

A programação do Festival Percursos da Música realiza-se de 4 a 21 de Julho, e vai decorrer em vários locais do Centro Histórico, nomeadamente na Avenida dos Plátanos, Largo da Picota, Rua Cardeal Saraiva, Rua Formosa, Escadaria da Capela das Pereiras, Largo de S. João e o Largo da Alegria, na Além da Ponte – Arcozelo, e dos Concertos Comemorativos dos 120 anos do Teatro Diogo Bernardes.

De realçar os espetáculos inseridos na programação da XI Feira do Cavalo, com atuação de Paulo Gonzo, no dia de abertura da Feira, a 6 de julho.

Na IX Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima destaque para dois momentos musicais, com a Academia de Música Fernandes Fão – AMFF in Concerto, a aturar no dia 14 de julho. Uma Oportunidade para apreciar o trabalho produzido pela Academia de Música Fernandes Fão, que leciona a música a muitas dezenas de crianças e jovens do concelho de Ponte de Lima.

No sábado, 15 de julho, apresenta-se em palco o cantor João Pedro Pais. Todos os espetáculos vão decorrer na Expolima e têm entrada gratuita.

No mês de agosto quatro grandes nomes do panorama musical internacional atuam em Ponte de Lima. Integrado nos Concertos Comemorativos dos 120 anos do Teatro Diogo Bernardes, apresenta-se a 4 de agosto a fadista Ana Moura, Rui Veloso a 5 de agosto. No segundo fim-de-semana de agosto, a 11 é a vez e a voz de Gabriel O Pensador e a 12 de agosto Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.

"Este é um projeto que vai ao encontro dos Limianos e daqueles que nos visitam", disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, durante a apresentação desta mega programação. Considerando que a estratégia do Município é criar projetos financeiramente sustentáveis, o autarca acredita que o investimento de cerca de 200 mil euros neste projeto cultural perspetiva-se que será replicado, através da dinamização da economia local.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima salientou ainda que "cada vez temos mais visitantes a vir a Ponte de Lima para assistir aos nossos espetáculos. Esta é uma forma de Ponte de Lima se tornar mais atrativa e apelativa", sustentou o autarca.

Consulte:

Programa Festival Percursos da Música

Município de Ponte de Lima Apoia Candidatura do Paço de Vitorino das Donas ao Programa dos Arquivos Iberoamericanos
publicada em: 21.06.2017

Deu-se por concluído no final do mês de maio, a execução da candidatura “Arquivo do Paço de Vitornio das Donas: Tratamento, digitalização e difusão online”, co-financiada pela Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID).

O projeto visou garantir a preservação, valorização e difusão do Arquivo do Paço de Vitorino das Donas, constituído por documentação que remonta ao início do séc. XVI sendo que a primeira geração da família tem início em António Ramos, natural da vila de Viana, capitão “das partes das Índias de Castela” - mais concretamente em Cusco (Perú) e na Costa de Cartagena (Colômbia) - onde veio a casar com Catarina Capa Yupange, natural da cidade de Cusco, sendo esta possivelmente uma das filhas do Imperador Inca Atahualpa.

Os resultados da primeira fase do projeto, já estão disponíveis para consulta através do catálogo online do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :