Atividades| 12 de Dezembro de 2010
Área Protegida celebra 10 anos de existência

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos completou no passado Sábado, dia 11 de dezembro, dez anos de existência.

A celebração desta efeméride contemplou um vasto conjunto de ações que decorreram de 01 a 11 de dezembro, data do aniversário, que, para além de recordar a importância e os valores naturais desta Área Protegida, pretenderam divulgar junto da população em geral, e da comunidade limiana em particular, os projetos, equipamentos e serviços disponibilizados.

Durante a Sessão Comemorativa do 10º Aniversário, realizada no Centro de Interpretação Ambiental, foi lançado o Livro da Área Protegida - “Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural 2000-2010”, que pretende ser um exercício de avaliação do percurso realizado mas também de divulgação do espaço e do projeto, onde se caracteriza a área incluída e envolvente à AP, e onde se descrevem os processos, atividades e recursos reunidos ao longo destes dez anos. A sessão, presidida pela Secretária de Estado do Ordenamento e das Cidades, Dra. Fernanda do Carmo, e que contou com intervenções do Ex-Diretor da Área Protegida, Eng.º Daniel Campelo, e do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, foi assistida por um vasto auditório de "amigos das Lagoas".

Seguiu-se a sessão de apresentação da exposição de pintura 'Art in Nature - Celebration of the Lagoas', de Jane Avery, com várias telas inspiradas nas fotografias de José Antunes, autor do Livro "As Lagoas do Novo Milénio".

Durante a tarde, um pequeno grupo de entusiastas da fotografia, oriundo da região, teve a oportunidade de acompanhar José Antunes numa incursão pela Área Protegida, onde aprenderam técnicas de fotografia, num workshop intitulado "As Vias do Silêncio".

O programa estendeu-se pela noite, onde largas dezenas de jovens participaram na “Noite Verde” nos bares do Centro Histórico de Ponte de Lima.