Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
26 de Março a 06 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2018
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:



Área Protegida - 'Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural'
| 13 de Dezembro de 2010
Área Protegida - 'Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural'
Área Protegida - 'Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural'
O património natural e (i) material apresenta uma relação direta com as condições naturais e a evolução histórica das atividades humanas. As interações presentes nestas dimensões contribuem para a formação das identidades que, quando exploradas no quadro das opções coletivas para o território, podem revelar-se como elementos promotores centrais e cruciais do desenvolvimento sustentável. A aposta na capacitação dos atores, em paralelo à inovação nos princípios e nas práticas de desenvolvimento, pode equilibrar os interesses das sociedades e das comunidades, requer a interação entre espaços, as atividades, os atores, a conservação e a exploração, bem como as necessidades e as opções de nível estratégico, com as imposições atuais.

A criação e a gestão de espaços protegidos constituem na nossa realidade, por norma, processos que se enquadram geograficamente em espaços rurais, remetendo-os para uma (inter)dependência com o desenvolvimento local e rural. Neste sentido, qualquer processo de avaliação da implementação de espaços protegidos e proteção da natureza deve ser equacionado na sua relação com as potencialidades para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades e contributos para o desenvolvimento sustentável a escalas hierarquicamente superiores.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, comemora este ano 10 anos da sua criação. Consequentemente, como um exercício interno de avaliação do percurso realizado mas também de divulgação do espaço e do projeto, pretendeu-se caracterizar a área incluída e envolvente à AP, assim como efetuar, uma descrição dos processos, atividades e recursos reunidos no período indicado.

A publicação resulta de:
  uma recolha de informação necessária à avaliação com base em bibliografia resultante dos vários projetos e estudos desenvolvidos em paralelo à criação da PPLBSPA;
  consultas e opiniões de vários autores intervenientes, internos e externos às equipas constituídas de apoio ao desenvolvimento do projeto. Ao longo do texto pretendeu-se uma integração destes elementos, de acordo com uma sequência temporal onde se incluem descrições ou exercícios de síntese com base para propostas e fundamentação das propostas de continuidade deste projeto.

Os textos organizam-se em duas partes distintas:
  um primeiro capítulo sobre a revisão do processo de criação, do enquadramento geográfico e territorial, até à descrição dos recursos, condições, valores e serviços presentes sem descurar a realidade e as dinâmicas dos espaços e da comunidade local;
  um segundo sobre a descrição e análise do percurso de desenvolvimento, dos projetos financiadores, das infraestruturas e equipamentos presentes e perspetivados; da dimensão e capacitação dos recursos humanos, das atividades de investigação e conservação, desenvolvimento rural, sensibilização e educação ambiental.

Esta obra de síntese define um ponto de partida e de percurso, inclui uma abordagem transversal à natureza do local e do processo de constituição e desenvolvimento da AP, assume uma dimensão de divulgação dirigida a públicos diferenciados, desde aqueles que detêm formação e interesses diversos, a técnicos e aos utilizadores desta tipologia de espaços. Visou-se o equilíbrio entre a linguagem e um texto de natureza descritiva com uma forte aposta de imagens que evidenciem a natureza, a identidade, a diversidade e a beleza dos elementos naturais e humanos presentes na AP.

Locais de Venda: Centro de Interpretação Ambiental | Quinta de Pentieiros | Feira do Livro Limiano (no Largo de Camões até dia 19) | Arquivo Municipal | Biblioteca Municipal
           P.V.P. : 7€

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Avisos
Categorias
24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
Todos os Avisos
Notícias do Município
Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes
publicada em: 22.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavil

Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó
publicada em: 22.02.2018

A Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza uma exposição de homenagem ao poeta-diplomata ponte-limense, c

IV Expo Saúde Social em Ponte de Lima | 24 e 25 de Fevereiro 2018
publicada em: 22.02.2018

Considerando a importância de promover um estilo de vida saudável, dirigido a toda a comunidade, o Município de Ponte de Lima realiza no próximo fim-de-semana a IV Expo Saúde Social.

A d

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :