01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Área Protegida - 'Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural'
| 13 de Dezembro de 2010
Área Protegida - 'Uma Escola de Ambiente, Natureza e Mundo Rural'
O património natural e (i) material apresenta uma relação direta com as condições naturais e a evolução histórica das atividades humanas. As interações presentes nestas dimensões contribuem para a formação das identidades que, quando exploradas no quadro das opções coletivas para o território, podem revelar-se como elementos promotores centrais e cruciais do desenvolvimento sustentável. A aposta na capacitação dos atores, em paralelo à inovação nos princípios e nas práticas de desenvolvimento, pode equilibrar os interesses das sociedades e das comunidades, requer a interação entre espaços, as atividades, os atores, a conservação e a exploração, bem como as necessidades e as opções de nível estratégico, com as imposições atuais.

A criação e a gestão de espaços protegidos constituem na nossa realidade, por norma, processos que se enquadram geograficamente em espaços rurais, remetendo-os para uma (inter)dependência com o desenvolvimento local e rural. Neste sentido, qualquer processo de avaliação da implementação de espaços protegidos e proteção da natureza deve ser equacionado na sua relação com as potencialidades para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades e contributos para o desenvolvimento sustentável a escalas hierarquicamente superiores.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, comemora este ano 10 anos da sua criação. Consequentemente, como um exercício interno de avaliação do percurso realizado mas também de divulgação do espaço e do projeto, pretendeu-se caracterizar a área incluída e envolvente à AP, assim como efetuar, uma descrição dos processos, atividades e recursos reunidos no período indicado.

A publicação resulta de:
  uma recolha de informação necessária à avaliação com base em bibliografia resultante dos vários projetos e estudos desenvolvidos em paralelo à criação da PPLBSPA;
  consultas e opiniões de vários autores intervenientes, internos e externos às equipas constituídas de apoio ao desenvolvimento do projeto. Ao longo do texto pretendeu-se uma integração destes elementos, de acordo com uma sequência temporal onde se incluem descrições ou exercícios de síntese com base para propostas e fundamentação das propostas de continuidade deste projeto.

Os textos organizam-se em duas partes distintas:
  um primeiro capítulo sobre a revisão do processo de criação, do enquadramento geográfico e territorial, até à descrição dos recursos, condições, valores e serviços presentes sem descurar a realidade e as dinâmicas dos espaços e da comunidade local;
  um segundo sobre a descrição e análise do percurso de desenvolvimento, dos projetos financiadores, das infraestruturas e equipamentos presentes e perspetivados; da dimensão e capacitação dos recursos humanos, das atividades de investigação e conservação, desenvolvimento rural, sensibilização e educação ambiental.

Esta obra de síntese define um ponto de partida e de percurso, inclui uma abordagem transversal à natureza do local e do processo de constituição e desenvolvimento da AP, assume uma dimensão de divulgação dirigida a públicos diferenciados, desde aqueles que detêm formação e interesses diversos, a técnicos e aos utilizadores desta tipologia de espaços. Visou-se o equilíbrio entre a linguagem e um texto de natureza descritiva com uma forte aposta de imagens que evidenciem a natureza, a identidade, a diversidade e a beleza dos elementos naturais e humanos presentes na AP.

Locais de Venda: Centro de Interpretação Ambiental | Quinta de Pentieiros | Feira do Livro Limiano (no Largo de Camões até dia 19) | Arquivo Municipal | Biblioteca Municipal
           P.V.P. : 7€

24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes
publicada em: 22.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavil

Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó
publicada em: 22.02.2018

A Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza uma exposição de homenagem ao poeta-diplomata ponte-limense, c

IV Expo Saúde Social em Ponte de Lima | 24 e 25 de Fevereiro 2018
publicada em: 22.02.2018

Considerando a importância de promover um estilo de vida saudável, dirigido a toda a comunidade, o Município de Ponte de Lima realiza no próximo fim-de-semana a IV Expo Saúde Social.

A d