Atividades| 11 de Novembro de 2010
Magusto Tradicional na Quinta Pedagógica de Pentieiros

A Quinta de Penteiros da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos viveu esta manhã momentos de grande euforia com a realização do tradicional Magusto.

A iniciativa do Município de Ponte de Lima pretende manter viva a tradição e em simultâneo proporcionar um dia diferente à comunidade escolar e aos utentes dos lares de idosos do Concelho.

Participaram cerca de 170 crianças dos Jardins de infância de Bertiandos, Poiares, S. Pedro de Arcos; Centro Escolar de Vitorino dos Piães, EB 1 de S. Pedro de Arcos; Ensino Especial da Feitosa e os utentes do Centro de Dia de Refoios, promovendo um encontro intergeracional, onde os mais novos tiveram oportunidade de participar em diversos ateliês sobre a castanha.

Professores e alunos colaboraram ativamente em todas as dinâmicas, desde a sementeira da castanha e o ciclo de vida da castanha, à estufa, onde decorreram trabalhos manuais sobre a temática. Na zona dos estábulos decorreram atividades equestres, com a possibilidade de um passeio de pónei. Na cozinha os idosos confecionaram um bolo de castanha.

Os técnicos da Área Protegida brindaram os visitantes com uma encenação teatral sobre a Lenda de S. Martinho, ação de grande interação entre pequenos e graúdos. A festa encerrou à volta da fogueira com a degustação das castanhas. O adeus até a uma próxima atividade na Quinta de Pentieiros mostrava caras animadas, sorridentes e felizes por participarem nesta ação tradicional.