Atividades| 20 de Outubro de 2010
Dia da Floresta Autóctone

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro)

Apesar do valor estratégico da floresta, tem-se verificado nos últimos anos um acentuado aumento dos incêndios e da área ardida, causando a destruição de vastas áreas de floresta e colocando em perigo as populações e os seus bens.

Porque nos cumpre, a todos sem exceção, zelar por este património que é a Floresta, o Município de Ponte de Lima convida a participar na arborização de 2 ha, numa das áreas de maior relevância do concelho, em termos de conservação, a Área de Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Esta ação decorrerá no dia 20 de novembro (Sábado), e tem como principais objetivos:

Sensibilizar e informar para a importância das florestas de conservação na prevenção de incêndios e na conservação da biodiversidade;

Participação de todos como ato de cidadania;

Dar a conhecer e acompanhar o ciclo de vida deste bosque que será criado no dia 20 de novembro.

A plantação de árvores e arbustos de espécies autóctones é o culminar de uma parceria entre a Área de Paisagem Protegida e a Quercus, através do projeto Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade.

Está prevista a participação de instituições relevantes no contexto da proteção florestal e da natureza, como a Associação Florestal do Lima, a Associação Florestal Nacional e a Quercus, entre muitas outras.

Esta atividade integra também as comemorações do 10º Aniversário da Área Protegida, que se celebra no próximo dia 11 de dezembro de 2010.

Venha celebrar o Dia da Floresta Autóctone
na Área de Paisagem Protegida, plantando uma árvore autóctone.

09h00 - Receção dos participantes no Centro de Interpretação Ambiental

09h30 - Plantação de árvores e arbustos de espécies autóctones na Área de Paisagem Protegida

12h00 - Piquenique na Quinta de Pentieiros (da responsabilidade de cada participante)

14h00 - Conclusão dos trabalhos de plantação.

Agradecemos desde já, a confirmação da sua presença, até ao dia 12 de novembro, através do telefone 258.733.553 ou para o correio eletrónico lagoas@cm-pontedelima.pt.

Não deixe de participar nesta iniciativa!