01 de Maio a 31 de Maio

Atividades| 28 de Setembro de 2010
1.º Abraço ao Rio Lima

Comemorações do Dia Nacional da Água e do Dia Internacional do Idoso

Realiza-se no dia 1 de outubro, em Ponte de Lima, no âmbito do Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso o 1º Abraço ao Rio Lima.

A iniciativa é do Município de Ponte de Lima, dinamizada pelo Serviço Área Protegida, e visa promover um cordão humano na margem do Rio Lima, designado como o 1º Abraço ao Rio Lima.

Este evento, pioneiro, pretende sensibilizar a comunidade limiana para a necessidade da constante preservação do recurso hídrico mais importante do Concelho de Ponte de Lima.

Assinalando o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso, a ação proporcionará um encontro intergeracional, juntando alunos do Ensino Básico, Eb2/3, dos Jardins de infância e utentes de instituições de acolhimento Sénior.

O dia será preenchido com um conjunto de ateliês relacionados com a água, recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação.

De realçar a disponibilidade apresentada e a participação de diversas instituições e entidades do concelho, na realização deste evento, nomeadamente a Escola Superior Agrária, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a Escola Secundária de Ponte de Lima, a Unidade de Saúde Familiar de Ponte de Lima, a APPACDM de Ponte de Lima, o SEPNA de Arcos de Valdevez, a Arte na Leira, Cerdilima e os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima que, de uma forma ou de outra promovem e participam nos diversos ateliês concorrendo, assim, decisivamente para o sucesso esperado com a iniciativa.

A concentração será na Expolima, a partir das 9 horas, iniciando-se às 9h30 os diversos ateliês, alguns dos quais vão decorrer no areal, junto à Alameda de S. João. O 1º Abraço ao Rio Lima realiza-se às 11 horas.

Segue-se a lista dos ateliês e as entidades responsáveis por cada um:

Serviço de Área Protegida: Biodiversidade do Rio Lima - Flora / Fauna; Pedypaper-Stand Móvel; Pesca Desportiva no Rio Lima; Safari nas Lagoas; Texturas do Rio Lima; a Água nos animais da Quinta - Póneis; Ensinar a Poupar a Água.

Unidade de Saúde Familiar: A Importância da Água na Alimentação e na Saúde

Arte na Leira: Atelier de Pintura

Educação Município de Ponte de Lima: História do Rio Lima

Festival Internacional de Jardins: A Importância da Água nos Jardins

Associação Portuguesa dos Amigos da Criança com Deficiência Mental: APPACDM: Trabalhos com Pasta de Papel

Escola Superior Agrária e EB1 Vitorino dos Piães: Água Divertida

Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente-SEPNA: Fiscalização de Cursos de Água

Nós pela Natureza: Ecossistemas Fluviais e Água Viva - Ciência Divertida

Escola Profissional de Ponte de Lima: A Importância da Água na Agricultura / a Água e a Agricultura

Escola Superior Agrária: Observação de Macro invertebrados

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima: Teatro de Fantoches

Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima: Os Socorros a Náufragos

Ao final da manhã todos os participantes e entidades envolvidas neste projeto, bem como toda a comunidade estão convidados a participar no 1º Abraço ao Rio Lima contando a organização juntar cerca de 1000 participantes, na sua maioria crianças dos Jardins de infância e EB1´s do Concelho, proporcionando um momento único junto ao Rio Lima.