IV Acampamento Natureza e Mundo Rural
Atividades| 09 de Junho de 2010
IV Acampamento Natureza e Mundo Rural

À semelhança de anos anteriores, o Programa de Apoio às Áreas Projeto do Serviço Educativo da Área Protegida foi encerrado com a realização de um acampamento no Parque de Campismo da Quinta de Pentieiros.

O IV Acampamento Natureza e Mundo Rural decorreu nos passados dias 05 e 06 de junho, proporcionando aos seus participantes, cerca de 200 crianças e seniores do concelho de Ponte de Lima, dois dias repletos de atividades lúdicas e didáticas num contacto muito direto com a natureza e o mundo rural.

No ano em que se celebra a Biodiversidade e a problemática da sua perda, as atividades desenvolvidas, os nomes e os lemas das várias equipas estiveram relacionadas com esta temática.

Após a sessão de abertura, que contou com a presença do Eng.º Daniel Campelo, Presidente da Comissão Diretiva da Área Protegida, e a Eng.ª Estela Almeida, Vereadora do Ambiente do Município de Ponte de Lima, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver os seus dotes de dança ao som do hip-hop. Durante o período da tarde, passada pelos diversos espaços da Quinta de Pentieiros, os participantes construiram um espantalho, andaram de pónei, confecionaram a sua própria sobremesa, pintaram o estandarte de equipa e decoraram um marcador de livro.

A noite foi dedicada aos familiares dos participantes. Num ambiente de Fogo de Campo, os participantes apresentaram aos seus pais e demais familiares os trabalhos e a coreografia que desenvolveram ao longo do dia.

Durante a manhã de Domingo os participantes caminharam até à Área Protegida, onde percorreram alguns dos percursos pedestres existentes com a realização de um pedypaper. De volta à Quinta, e antes do encerramento do Acampamento, puderam refrescar-se na tão ansiada piscina.

O balanço final é bastante positivo, ficando a vontade de todos em cá voltar...