Dia da Floresta Autóctone

Parque Florestal da Quinta de Pentieiros
Ambiente| 01 de Junho de 2010
Parque Florestal da Quinta de Pentieiros

À semelhança de anos anteriores, realizou-se hoje, dia 01 de junho, pelas 10h00, uma visita com os parceiros do projeto "Parque Florestal da Quinta de Pentieiros" que teve como principal objetivo dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano.

De entre os parceiros deste projeto, estiveram presentes diversas personalidades da PORTUCEL - Viana, Associação Florestal do Lima (AFL) e Autoridade Florestal Nacional (Circunscrição Florestal do Norte).

O balanço é extremamente positivo, sendo que todos os parceiros presentes demonstraram interesse em prolongar a parceria estabelecida com o Município de Ponte de Lima.

Mais notícias da categoria: Ambiente
Dia da Floresta Autóctone | 21.11.2017
Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos promove VIII Abraço ao Rio Lima | 22 de setembro – 11h45 | 20.09.2017
Visita ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros | 02.06.2017
Votos de Natal 2016 | 21.12.2016
23 de novembro | Dia da Floresta Autóctone | 24.11.2016

Governo volta a porrogar período crítico de incêndios
03 de Outubro
Dia da Floresta Autóctone ? Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D'Arcos promove Visita ao Parque Florestal
publicada em: 21.11.2017

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, os funcionários da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos terão na próxima quinta-feira, 23 de novembro um dia dedicado em exclusivo ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.

A ação tem como objetivo dar continuidade aos trabalhos de recuperação e valorização do Parque Florestal, devastado pelo incêndio de 2016, através da eliminação de invasoras lenhosas, do controlo da vegetação espontânea e da identificação, proteção e seleção de varas, de espécies autóctones e de outras folhosas, resultantes do rebentamento das toiças das árvores plantadas nos últimos anos e que foram queimadas pelo incêndio.

De importância vital para o equilíbrio ambiental e ecológico, as ações de preservação da floresta são objetivos imediatos a cumprir. Neste contexto os funcionários da Área Protegida, como forma de dar o exemplo, promovem esta ação de manutenção na próxima quinta-feira, a partir das 9h30.

Esta iniciativa complementa-se com uma ação dirigida a toda a comunidade, a realizar no próximo sábado, dia 25 de novembro, a partir das 9h30 nos bosques autóctones da Área Protegida. Para participar aconselha-se a utilização de roupa confortável e a efetuar a inscrição através do seguinte endereço eletrónico: lagoas@cm-pontedelima.pt,  ou pelo telefone 258 240201.

Município de Ponte de Lima apoia iniciativa sobre Metodologias Inovadoras no Uso do Fogo | TrEX ? Training Exchanges
publicada em: 21.11.2017

O Alto Minho TrEx iniciou-se no passado dia 18 de novembro no Centro Cultural em Paredes de Coura, com a realização de um workshop que contou com a participação de cerca de 60 bombeiros, técnicos, forças especiais, grupos de intervenção e científicos que discutirem e efetuaram intercâmbios sobre a cultura local do fogo, a ecologia do fogo e os desafios da sua gestão à escala da paisagem.

Agregados em grupos de brigadas e equipas discutiram as suas expetativas, procedimentos de segurança, meteorologia e comportamento do fogo. A partir desta segunda-feira, dia 20 e até 24 de novembro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho.

Esta iniciativa, promovida pela CIM Alto Minho em parceria com a "Nature Conservancy”, organização internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, é inédita na Europa e constitui uma oportunidade de capacitação dos agentes territoriais em colaboração com uma rede de trabalho reconhecida ao nível mundial, podendo ser seguida na página da "Nature Conservancy”  e ainda através da rede facebook "TREX Prescribed Fire Training Exchange".

Consulte o programa através do seguinte link: http://altominhofirecamp.wixsite.com/2017/programa-trex.

Prevenção de Incêndios Florestais ? Medidas Preventivas | PROLONGAMENTO DO PERÍODO CRÍTICO ATÉ 23 DE NOVEMBRO
publicada em: 20.11.2017

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Ponte de Lima relembra a todos os cidadãos que independentemente das condições meteorológicas, em todos os espaços rurais é expressamente proibido realizar fogueiras para a confeção de alimentos, queimar matos, silvas ou qualquer tipo de sobrantes agrícolas ou florestais, e lançar foguetes e balões com mecha acesa. Também durante este período, o acesso, a permanência e a circulação no interior de determinadas áreas florestais é condicionado e nos trabalhos e outras atividades que decorram nos espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa - chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

Solicita-se a quem avistar um incêndio que ligue de imediato 117 (chamada gratuita)!

A REALIZAÇÃO DESTAS ACTIVIDADES É PÚNIVEL COM COIMAS DE 140€ A 5000€.