Dia da Floresta Autóctone

Seminário
Atividades| 29 de Abril de 2010
Seminário

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos da Raça Galega/Minhota (APACRA) e o Centro de Informação Europe Direct de Entre Douro e Minho, irão organizar um Seminário intitulado "Biodiversidade - Um Imperativo para a Vida no Planeta".

Este Seminário detém como principais objetivos a criação de um espaço de reflexão sobre a problemática da perda de biodiversidade, que assume especial relevo no Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, assim como a divulgação de projetos de conservação da natureza e da biodiversidade, com especial enfoque para a Região Norte.

Esta iniciativa realizar-se-á no próximo dia 29 de maio, no Centro de Interpretação Ambiental da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em Ponte de Lima.

Mais informações:

Cartaz (PDF | 109 kb)

Ficha de Inscrição (PDF | 284 kb)

Mais notícias da categoria: Atividades
Acampamento Natureza e Mundo Rural com vagas totalmente preenchidas | 03.05.2017
XI Acampamento Natureza e Mundo Rural | 24.04.2017
20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água | 03.04.2017
Semana da Floresta e da Água 2017 | 15.03.2017
16º Aniversário da Área Protegida | 10.12.2016 | 16.12.2016

Governo volta a porrogar período crítico de incêndios
03 de Outubro
Dia da Floresta Autóctone ? Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D'Arcos promove Visita ao Parque Florestal
publicada em: 21.11.2017

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, os funcionários da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos terão na próxima quinta-feira, 23 de novembro um dia dedicado em exclusivo ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.

A ação tem como objetivo dar continuidade aos trabalhos de recuperação e valorização do Parque Florestal, devastado pelo incêndio de 2016, através da eliminação de invasoras lenhosas, do controlo da vegetação espontânea e da identificação, proteção e seleção de varas, de espécies autóctones e de outras folhosas, resultantes do rebentamento das toiças das árvores plantadas nos últimos anos e que foram queimadas pelo incêndio.

De importância vital para o equilíbrio ambiental e ecológico, as ações de preservação da floresta são objetivos imediatos a cumprir. Neste contexto os funcionários da Área Protegida, como forma de dar o exemplo, promovem esta ação de manutenção na próxima quinta-feira, a partir das 9h30.

Esta iniciativa complementa-se com uma ação dirigida a toda a comunidade, a realizar no próximo sábado, dia 25 de novembro, a partir das 9h30 nos bosques autóctones da Área Protegida. Para participar aconselha-se a utilização de roupa confortável e a efetuar a inscrição através do seguinte endereço eletrónico: lagoas@cm-pontedelima.pt,  ou pelo telefone 258 240201.

Município de Ponte de Lima apoia iniciativa sobre Metodologias Inovadoras no Uso do Fogo | TrEX ? Training Exchanges
publicada em: 21.11.2017

O Alto Minho TrEx iniciou-se no passado dia 18 de novembro no Centro Cultural em Paredes de Coura, com a realização de um workshop que contou com a participação de cerca de 60 bombeiros, técnicos, forças especiais, grupos de intervenção e científicos que discutirem e efetuaram intercâmbios sobre a cultura local do fogo, a ecologia do fogo e os desafios da sua gestão à escala da paisagem.

Agregados em grupos de brigadas e equipas discutiram as suas expetativas, procedimentos de segurança, meteorologia e comportamento do fogo. A partir desta segunda-feira, dia 20 e até 24 de novembro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho.

Esta iniciativa, promovida pela CIM Alto Minho em parceria com a "Nature Conservancy”, organização internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, é inédita na Europa e constitui uma oportunidade de capacitação dos agentes territoriais em colaboração com uma rede de trabalho reconhecida ao nível mundial, podendo ser seguida na página da "Nature Conservancy”  e ainda através da rede facebook "TREX Prescribed Fire Training Exchange".

Consulte o programa através do seguinte link: http://altominhofirecamp.wixsite.com/2017/programa-trex.

Prevenção de Incêndios Florestais ? Medidas Preventivas | PROLONGAMENTO DO PERÍODO CRÍTICO ATÉ 23 DE NOVEMBRO
publicada em: 20.11.2017

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Ponte de Lima relembra a todos os cidadãos que independentemente das condições meteorológicas, em todos os espaços rurais é expressamente proibido realizar fogueiras para a confeção de alimentos, queimar matos, silvas ou qualquer tipo de sobrantes agrícolas ou florestais, e lançar foguetes e balões com mecha acesa. Também durante este período, o acesso, a permanência e a circulação no interior de determinadas áreas florestais é condicionado e nos trabalhos e outras atividades que decorram nos espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa - chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

Solicita-se a quem avistar um incêndio que ligue de imediato 117 (chamada gratuita)!

A REALIZAÇÃO DESTAS ACTIVIDADES É PÚNIVEL COM COIMAS DE 140€ A 5000€.