Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Ambiente| 20 de Abril de 2010
O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em Ponte de Lima estão nomeados como os melhores Prémios Novo Norte, iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação da região Norte e do Jornal de Notícias.

"Distinguir o Norte e Premiar a Inovação" é o lema deste prémio, que visa premiar iniciativas de empresas ou instituições localizadas na região Norte. Dividido em categorias: Norte Empreendedor, Norte Inclusivo, Norte Civitas, Norte Sustentável, Norte Criativo e Norte Inovador, este prémio pretende distinguir e valorizar pública e regularmente as iniciativas de desenvolvimento regional mais inovadoras em temas prioritários para a região norte.

Nomeado para a categoria Norte Criativo, o Festival Internacional de Jardins apresenta-se como uma das marcas turísticas desta centenária Vila. Conciliar a arte ao espaço urbano, ao espaço rural e ao património é a missão deste evento anual, que de ano para ano atrai cada vez mais a atenção do público, sensibilizando para o valor criativo, ambiental e paisagístico dos espaços verdes em contexto urbano.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, está nomeada para a categoria Norte Sustentável, como um projeto que tem vindo a demonstrar grande dinâmica, atuando na conservação e preservação da natureza, bem como numa oferta múltipla de produtos, nomeadamente a interpretação ambiental, o alojamento, a restauração e a animação turística. Distribuído por dois polos - Centro de Interpretação Ambiental e Quinta de Pentieiros, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, inova pela forma como conjuga as componente ambiental, lúdica, pedagógica e turística, atendendo à circunscrição geográfica do projeto.

Estes dois projetos do Município de Ponte de Lima foram selecionados num conjunto de 200 candidaturas apresentadas. Nas seis categorias estipuladas foram nomeados cinco projetos que serão avaliados pelo júri, apenas haverá um premiado por cada categoria. Os premiados receberão um troféu, de natureza artística ou criativa e um diploma. A decisão final do Júri será conhecida no próximo mês de maio.