Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Ambiente| 20 de Abril de 2010
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em Ponte de Lima estão nomeados como os melhores Prémios Novo Norte, iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação da região Norte e do Jornal de Notícias.

"Distinguir o Norte e Premiar a Inovação" é o lema deste prémio, que visa premiar iniciativas de empresas ou instituições localizadas na região Norte. Dividido em categorias: Norte Empreendedor, Norte Inclusivo, Norte Civitas, Norte Sustentável, Norte Criativo e Norte Inovador, este prémio pretende distinguir e valorizar pública e regularmente as iniciativas de desenvolvimento regional mais inovadoras em temas prioritários para a região norte.

Nomeado para a categoria Norte Criativo, o Festival Internacional de Jardins apresenta-se como uma das marcas turísticas desta centenária Vila. Conciliar a arte ao espaço urbano, ao espaço rural e ao património é a missão deste evento anual, que de ano para ano atrai cada vez mais a atenção do público, sensibilizando para o valor criativo, ambiental e paisagístico dos espaços verdes em contexto urbano.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, está nomeada para a categoria Norte Sustentável, como um projeto que tem vindo a demonstrar grande dinâmica, atuando na conservação e preservação da natureza, bem como numa oferta múltipla de produtos, nomeadamente a interpretação ambiental, o alojamento, a restauração e a animação turística. Distribuído por dois polos - Centro de Interpretação Ambiental e Quinta de Pentieiros, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, inova pela forma como conjuga as componente ambiental, lúdica, pedagógica e turística, atendendo à circunscrição geográfica do projeto.

Estes dois projetos do Município de Ponte de Lima foram selecionados num conjunto de 200 candidaturas apresentadas. Nas seis categorias estipuladas foram nomeados cinco projetos que serão avaliados pelo júri, apenas haverá um premiado por cada categoria. Os premiados receberão um troféu, de natureza artística ou criativa e um diploma. A decisão final do Júri será conhecida no próximo mês de maio.

Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Festival Internacional de Jardins e Área Protegida de Ponte de Lima como os Melhores nos Prémios Novo Norte
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Ambiente
Visita ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros | 02.06.2017
Votos de Natal 2016 | 21.12.2016
23 de novembro | Dia da Floresta Autóctone | 24.11.2016
VI Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima | 11 a 13 de novembro | 15.11.2016
Recolha de Tampinhas e Embalagens | 01.03.2016
 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Lethes Art Ponte de Lima 2017 | Memória(s) & Identidade(s) de 1 de julho a 30 de setembro de 2017
publicada em: 28.06.2017

Lethes Art é um projeto artístico que promove a criação e exibição de obras de arte contemporânea de Artistas nacionais e estrangeiros em diversos locais de exposição da vila de Ponte de Lima, Município que o acolhe. O projeto almeja potenciar e facilitar a comunicação entre obras de arte, edifícios e lugares históricos da vila medieval, bem como entre o discurso artístico plural contemporâneo, os artistas e a perceção artística de públicos interculturais.

A proposta conceptual da primeira edição do Lethes Art Ponte de Lima, intitulada Memória(s) & Identidade(s), inspirou centenas de artistas que submeteram as suas propostas para esta mostra, nas categorias de Arquitetura, Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Ilustração, Instalação de Arte, Livro de Artista, Pintura, Poesia, Vídeo, Computer Art, Land Art, Projection Art, e Sound Sculpture. Após o processo de seleção, regista-se a participação de cerca de 162 artistas, 22 países, num total de cerca de 300 obras, a exibir em 15 espaços de cultura. Cada espaço de exibição conta com uma Narrativa própria, numa audaciosa proposta de curadoria, que se desenvolve como linha temática do conceito geral apresentado na primeira edição do Lethes Art. Recriar uma narrativa de memória e identidade, de natureza desconstrutiva-reconstrutiva, para cada um dos espaços de exposição, é a proposta da curadoria.

De suporte ao projeto, aos artistas, e à equipa, bem como à comunicação de informação  e  registo em área privada (Área do Artista), tem o Lethes Art a sua plataforma, que disponibiliza informação útil e notícias da mostra, continuamente. Outra das potencialidades da plataforma é visitar o mapa da vila e conhecer de forma breve a história dos vários Locais de Exposição, bem como os respetivos horários de funcionamento dos edifícios e seus endereços <http://lethesartpontedelima.com>. A plataforma Lethes Art oferece, também, um espaço de Leituras & Escrita, que pode contar com o contributo de textos escritos, visuais e sonoros relacionados com tópicos pertinentes no âmbito das artes e da literatura, bem como da história e cultura. Para além da informação contida e recriada no catálogo da mostra, proposta igualmente ousada da curadoria, os visitantes podem deixar-se guiar pelo roteiro da mostra, com o mapa da vila e a indicação dos locais de exposição e respetivos horários, numa possibilidade de aproximar o lazer e as artes, a natureza e a cultura, tão bem sucedidas quando associadas ao turismo cultural.

A inauguração da Mostra tem início na Capela das Pereiras, às 18 horas, e termina com um Verde de Honra, prolongando-se excecionalmente o horário de funcionamento dos espaços de exposição. Motivada pela necessidade de preservar estórias pessoais e culturais na era da globalização, ou inspirada pelas lendas de Ponte de Lima, a sua história, e as imagens dos museus locais, jardins, capelas ou igrejas, as artes convocam-nos, em registos textuais, visuais e sonoros de memórias dos tempos diacronicamente plurais. Conheça a narrativa construída para cada edifício – com as obras de arte selecionadas desconstruídas e reconstruídas, outras textualidades emergem em cada edifício ou local!

Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova Requalificação dos Acessos a S. Lourenço ? Gondufe
publicada em: 28.06.2017

O espaço integra «um conjunto de miradouros das terras de Ponte de Lima», disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

Neste espaço religioso recentemente intervencionado, no âmbito do programa Leader, o Município procedeu à requalificação dos acessos a S. Lourenço – Gondufe.

A obra foi comparticipada em 70% pelo Município de Ponte de Lima, o que se traduziu no valor de 12.500€ (doze mil e quinhentos euros), e os restantes 30% foram assegurados pela Junta de freguesia de Gondufe.

II Torneio Concelhio de Futsal das Escolas do 1.º Ciclo de Ponte de Lima Pavilhão de S. Martinho da Gandra
publicada em: 28.06.2017

Os agrupamentos das escolas de Freixo, Arcozelo, Ponte de Lima e António Feijó, estiveram presentes nesta iniciativa com as Escolas Básicas de Freixo, Arcozelo, Correlhã e Ponte de Lima.

Foi uma manhã dedicada à prática desportiva, com a participação de 48 atletas, sendo de salientar a presença significativo dos encarregados de educação.

Esta atividade foi formada em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação de S. Martinho da Gandra, e com os Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima. Tem como objetivo fomentar a prática do desporto e desenvolver um maior intercâmbio escolar.

O torneio decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Gandra, onde agrupou algumas seleções dos melhores atletas do 1º ciclo, que faziam a representação do seu Centro Escolar.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :