Promoção da Biodiversidade da Área Protegida de Ponte de Lima
Ambiente| 10 de Fevereiro de 2010
Promoção da Biodiversidade da Área Protegida de Ponte de Lima

Inserido no Ano Internacional da Biodiversidade, o Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos de Ponte de Lima, apresenta uma candidatura denominada a "Promoção da Biodiversidade da Área Protegida de Ponte de Lima". A ação enquadra-se no domínio da "Gestão Ativa de Espaços Protegidos e Classificados" integrada na "Gestão Ativa da Rede Natura e da Biodiversidade".

No seguimento desta iniciativa estão previstas diversas ações a realizar no próximo biénio 2010/2011, das quais se destacam a criação de um grupo de ação local; a realização de estudos complementares no que diz respeito à identificação e localização de espécies raras e espécies invasoras. Para além destes projetos pretende-se ainda implementar um projeto-piloto de monitorização aquática e operações de gestão de território e de Biodiversidade.

As ações serão promovidas através de uma exposição móvel, uma exposição fixa no Centro de Interpretação Ambiental da PPLBSPA, instalação de postos de informação, realização de seminários, de ações de formação para assistentes operacionais e de workshops para o público mais jovem.

De realçar que o projeto será comparticipado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Com estas ações pretende-se divulgar este projeto, cultivar novos meios de preservação da biodiversidade e dar continuidade aos valores ambientais já implementados na Área Protegida.