Área Protegida lança nova atividade no Dia Internacional das Zonas Húmidas
Atividades| 02 de Fevereiro de 2010
Área Protegida lança nova atividade no Dia Internacional das Zonas Húmidas

O Dia Internacional das Zonas Húmidas foi o dia escolhido pela Área Protegida para proceder ao lançamento de mais uma atividade dirigida ao público em geral e, à comunidade escolar, em particular.

Um Dia na Área Protegida é uma atividade que pretende, à semelhança de várias atividades realizadas na Quinta de Pentieiros, proporcionar aos participantes a experiência da realização de um sem número de tarefas que incluem a rotina diária dos colaboradores do Serviço Área Protegida, neste caso dos vigilantes da natureza.

De entre as tarefas realizadas pelos alunos das escolas de Arcozelo e de Ponte de Lima destacam-se, tendo em consideração a efeméride que hoje é assinalada, aquelas que se prenderam com: a monitorização dos principais ecossistemas aquáticos da Área Protegida; identificação e quantificação, através da observação direta e indireta, das principais espécies de aves aquáticas, anfíbios e peixes da Área Protegida e a identificação de espécies florísticas associadas às zonas húmidas.

Para além da realização destas tarefas, os participantes foram ainda confrontados com um conjunto de informação que pretendeu, de forma simples e resumida, alertar para os principais problemas que estes ecossistemas enfrentam e para a necessidade, cada vez mais premente, da sua preservação.

(Veja a Galeria de Imagens).