Atividades| 06 de Outubro de 2009
Área de Paisagem Protegida Assinala Dia da Água e Dia do Idoso

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, comemorou no dia 1 de outubro, na Quinta de Pentieiros, o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso.

Proporcionando um encontro intergeracional, juntando as crianças dos Jardins de Infância, do Ensino Básico, utentes dos Lares de Terceira Idade e um grupo de Invisuais da Delegação de Viana do Castelo, a equipa da Área de Paisagem Protegida desenvolveu um programa diversificado, destinado a um público, que ao longo do ano participa em diversas ações que ali se realizam.

O Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida, aproveitou estas efemérides para iniciar as atividades do presente ano letivo. Assim, realizaram-se diversos ateliers, para os Seniores, invisuais e crianças, dedicados aos temas das comemorações.

Outras ações decorreram ao longo do dia, e em diversos locais da Quinta, com destaque para a "A água na Higiene", ação que consistiu em participar na higiene aos Póneis, seguiram-se outras experiências, sobre o "Ciclo da água"; "Condensação, Evaporação e Ebulição" e "A Água Cai?", temas que ao longo do ano são estudados e analisados pelos participantes nas oficinas que a Área Protegida promove.

Do diversificado conjunto de ações programadas, houve ainda tempo para um salto até à cozinha, para a confeção de doce de tomate, sob o tema "A Fruta tem água?".

O programa incluiu um momento lúdico muito aguardado, sob o tema "A importância da Sociabilização". Tratou-se de um mini espetáculo musical que os mais jovens ofereceram aos idosos. Estes tiveram ainda a oportunidade de abrir oficialmente um dos projetos de referência deste espaço, "O Projeto Horta Para Todos" - iniciativa que permite a convivência de muitos idosos dos Lares do Concelho de confraternizarem na sua horta, ou seja na Quinta de Pentieiros, recordando como outrora cultivavam a terra.

Estas comemorações contaram também com uma palestra sobre o tema "Água na Alimentação e Higiene nos Idosos e crianças", com a colaboração do Centro de Saúde de Ponte de Lima.

Entre Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, respetivamente, Eb1 de Bertiandos, S. Pedro de Arcos, Jardim de infância de Cepões, Bertiandos, S. Pedro de Arcos, Centro Escolar de Refoios; Delegação da Acapo de Viana do Castelo, Casa de Caridade Nª Sª da Conceição de Ponte de Lima, Refoios, Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, e Centro de Dia de Beiral do Lima, reuniram cerca de 250 participantes, na Quinta de Pentieiros, comemorando o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso.