Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Maio a 31 de Maio
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
03 de Junho a 04 de Junho
  XI Acampamento Natureza e Mundo Rural
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Resultados da palavra-chave em:

Notícias
Garça-real ferida devolvida ao seu habitat
Garça-real ferida devolvida ao seu habitat
Ambiente | 2011-01-04

Serviço Área Protegida apoia libertação de aves selvagens
Serviço Área Protegida apoia libertação de aves selvagens
Ambiente | 2010-04-21

III Concurso de Fotografia 'Biodiversidade Selvagem e Doméstica na Área Protegida e Quinta de Pentieiros'
III Concurso de Fotografia 'Biodiversidade Selvagem e Doméstica na Área Protegida e Quinta de Pentieiros'
Atividades | 2010-02-23
Agenda
III Concurso de Fotografia
No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, o Serviço Área Protegida irá realizar o III Concurso de Fotografia, com o tema “Biodiversidade Selvagem e Doméstica na Área Protegida e Quinta de Pentieiros".
Artigos
Anfíbios
Espécies de Anfíbios Ameaçadas, presentes no Livro ...
Área Protegida
Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos O valor ...
Aves
  Inventário de aves presentes na Área Protegida ...
Environmental Values
... only wetland classified in the Northern Region of Portugal.  Fauna The Protected Area vertebrate Fauna presents a marking wealth and ...
Fauna
No que respeita à Fauna, pese embora a Área Protegida tenha uma dimensão bastante ...
Mamíferos
 Inventário de mamíferos presentes na Área Protegida ...
Peixes
 Inventário de peixes presentes na Área Protegida ...
Protected Area
... in terms of food habitat and refuge to several species of Fauna. Still in terms of flora and vegetation, the area presents a high ...
Répteis
  Inventário de répteis presentes na ...
Aves em Destaque
Garça-real
A garça-real (Ardea cinerea), da mesma família das cegonhas, é a garça mais abundante e difundida da Europa. É uma ave de pernas altas, pescoço longo e bico longo e afilado.
Dom-fafe
Colorido mas discreto, o Dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula) é um granívoro que se alimenta principalmente de rebentos. A plumagem brilhante dos machos faz a fêmea parecer insignificante...
Guarda-rios
O Guarda-rios (Alcedo atthis) é uma ave de patas e pescoço curtos, com cabeça e bico grandes e desproporcionados em relação ao seu pequeno corpo. Apresenta uma plumagem de cores intensas, na parte superior em tons azuis e verdes vivos...
Melro-preto
O Melro-preto (Turdus merula) é uma das espécies mais reconhecidas, tornando-se notória a presença desta ave em zonas verdes das principais localidades do nosso território.
Pisco-de-peito-ruivo
O Pisco-de-peito-ruivo (Erythacus rubecula) é uma das espécies mais conspícuas da nossa fauna, destacando-se pela sua plumagem chamativa e por cantar em qualquer época do ano, sendo um dos cantos mais bonitos dos nossos bosques.
Galinha-de-água
A galinha-de-água (Gallinula chloropus) é uma ave característica das zonas húmidas, com cerca de 32 cm de comprimento, viva e nervosa, de tom geral escuro...
Gaio
O Gaio (Garrulus glandarius) é um dos "imitadores" que podemos encontrar entre as espécies da nossa avifauna, surpreendendo pela imensa capacidade de reproduzir outros sons.
Mergulhão-pequeno
Como o próprio nome indica, é o mais pequeno dos mergulhões. Imediatamente identificável pela sua cabeça de forma arredondada e pelo seu pequeno bico de cor pálida. Pescoço curto, corpo atarracado e traseira levantada tipo "pompom".
Alvéola-branca
A alvéola-branca (Motacilla alba) é uma das espécies mais conhecidas da generalidade das pessoas, com o seu típico baloiçar da cauda e a combinação preto-e-branco da coloração.
Pato-real
É o mais comum dos patos selvagens e o antepassado dos patos domésticos. O macho apresenta a cabeça de cor verde, um colar branco e estreito no pescoço, peito castanho...
Pato-real
É o mais comum dos patos selvagens e o antepassado dos patos domésticos. O macho apresenta a cabeça de cor verde, um colar branco e estreito no pescoço, peito castanho...
Pato-real
É o mais comum dos patos selvagens e o antepassado dos patos domésticos. O macho apresenta a cabeça de cor verde, um colar branco e estreito no pescoço, peito castanho...
Poupa
A sua poupa tão característica torna esta ave uma das mais emblemáticas da nossa avifauna.
Peto-verde
Mais vezes ouvido do que visto, o peto verde (Picus viridis) faz-se notar sobretudo pela sua "gargalhada" (quiuc quiuc), como que troçando dos observadores.
Coruja das Torres
Esta ave de rapina possui a face achatada com um anel escuro em redor do disco facial, desenhando um coração. No conjunto, a sua plumagem é muito clara. A coruja-das-torres tem apenas 35 cm de comprimento.
Répteis em Destaque
Rela
As relas são pequenos anfíbios verde-alface que, apesar de serem comuns em diversas zonas húmidas do nosso País, acabam por passar despercebidas à maioria.
Lagarto-de-Água
O Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), é um lagarto de tamanho médio e de aspecto robusto, que pode atingir 125 mm de comprimento cabeça-corpo. Possui uma longa cauda que pode medir até duas vezes o tamanho do corpo.
Sardão
O Sardão (Lacerta lepida) é um lagarto da família Lacertidae. É conhecido por conseguir viver 25 anos em cativeiro. Quando confrontado abre a boca e sibila, conseguindo mesmo saltar para o inimigo. Os machos são territoriais na Primavera.

 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Construção do Pavilhão de Feiras e Exposições ? Ponte de Lima
publicada em: 26.05.2017

Direcionado para apoiar a realização dos inúmeros eventos que preenchem o programa anual de animação cultural, nomeadamente, festivais gastronómicos, feiras e exposições, o futuro Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, na Expolima tem uma capacidade para a instalação de 88 stands.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considerou que se "trata de um equipamento que visa dar mais qualidade aos nossos projetos temáticos, que vai servir todo o concelho, acolhendo um conjunto diversificado de eventos que Ponte de Lima dinamiza regularmente." O autarca salientou ainda a qualidade arquitetónica do edifício, e o seu enquadramento paisagístico, apresentando-se como um espaço funcional, situado próximo do Centro Histórico e com parque de estacionamento próprio."

Com uma área total de 2.850m2, dos quais cerca de 2300m2 para zona de exposição, o edifício está assente sobre uma estacaria com uma extensão de 2.360 metros de linha, equipado com um sistema de climatização com quatro UTAS - Unidade de Tratamento de Ar exteriores de tubagens e plenos, reservatório para rede de água de combate a incêndio com a capacidade superior a 200m3, instalado na zona de entrada do edifício. Das suas características referência ainda para o espaço exterior que permitirá a colocação de seis cozinhas amovíveis, com ligação à rede de gás natural, energia elétrica, saneamento e abastecimento de água.

O Presidente da autarquia sustentou que esta é "uma obra de referência para o concelho e para a região, cujo custo da empreitada ascende aos 3.104.585,67€". Acompanhado pelos Vereadores, Ana Machado, Vasco Ferraz e Paulo Sousa, o Presidente do Executivo realçou a mais-valia deste equipamento, no sentido de "acolher uma quantidade significativa de eventos que são pro­gramados como projeto próprio ou integrados em feiras temáticas que, por sua vez, são uma importante forma de ala­vancar a economia local."

A zona envolvente vai ser alvo também de uma profunda remodelação, como forma de se transformar numa área polivalente, prevendo-se a conclusão final dos trabalhos no mês de agosto.

"Janelas de luz para a infância" abrem-se no Município de Ponte de Lima
publicada em: 26.05.2017

A exposição "Janelas de Luz para a Infância"  encontra-se a palmilhar os Centros Educativos do Município de Ponte de Lima e a Biblioteca Municipal, desde 02 de maio a 30 de junho, levando à comunidade escolar o conhecimento das crianças gerados no âmbito do Projeto Educativo de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil implementado Município de Ponte de Lima e dinamizado pela Associação "Soy Niño, Sou Criança".

A iniciativa educativa e artística integra 15 cartazes que ilustram as diferentes partilhas e trocas de saberes realizadas durante o ano letivo de 2015-2016 nas escolas ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­da Facha, Lagoas, Trovela, Rebordões de Souto, Ribeira, Gandra, Freixo e Poiares.

Esta exposição pretende destacar não só a importância das crianças como seres humanos plenos, mas também as suas capacidades, o seu conhecimento natural e as suas propostas para a vida em sociedade, tendo como propósito estabelecer uma ponte entre os objetivos do plano escolar e a participação livre numa prática de sensibilização e motivação onde estas possam colocar em prática os seus direitos e refletir sobre os seus deveres enquanto cidadãos.

O contributo é notável quando o trabalho cooperativo, o respeito, as diferenças e a riqueza da interculturalidade fazem parte, tornando as crianças mais felizes e dispostas a aprender com agrado e vontade, respeitando as suas múltiplas forças.

Esta exposição demonstra como a imaginação, quando é colocada ao serviço da criatividade e da aprendizagem, é capaz de fazer ciência, comunicação, arte e poesia. A exposição "Janelas de Luz para a Infância"  encontra-se a palmilhar os Centros Educativos do Município de Ponte de Lima e a Biblioteca Municipal, desde 02 de maio a 30 de junho, levando à comunidade escolar o conhecimento das crianças gerados no âmbito do Projeto Educativo de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil implementado Município de Ponte de Lima e dinamizado pela Associação “Soy Niño, Sou Criança”.

A iniciativa educativa e artística integra 15 cartazes que ilustram as diferentes partilhas e trocas de saberes realizadas durante o ano letivo de 2015-2016 nas escolas ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­da Facha, Lagoas, Trovela, Rebordões de Souto, Ribeira, Gandra, Freixo e Poiares.

Esta exposição pretende destacar não só a importância das crianças como seres humanos plenos, mas também as suas capacidades, o seu conhecimento natural e as suas propostas para a vida em sociedade, tendo como propósito estabelecer uma ponte entre os objetivos do plano escolar e a participação livre numa prática de sensibilização e motivação onde estas possam colocar em prática os seus direitos e refletir sobre os seus deveres enquanto cidadãos.

O contributo é notável quando o trabalho cooperativo, o respeito, as diferenças e a riqueza da interculturalidade fazem parte, tornando as crianças mais felizes e dispostas a aprender com agrado e vontade, respeitando as suas múltiplas forças.

Esta exposição demonstra como a imaginação, quando é colocada ao serviço da criatividade e da aprendizagem, é capaz de fazer ciência, comunicação, arte e poesia.

Bebéteca: projeto de promoção da leitura para bebés e crianças
publicada em: 26.05.2017

A iniciativa começará com a dinamização da leitura do livro "A Pequena Sereia", seguida de um pequeno momento musical intitulado "Dois Peixinhos".

Por fim realizar-se-á um atelier de expressão artística denominado "Jogo dos Peixinhos".

Para mais informações e inscrições (gratuitas e limitadas) contacte-nos através do número 258 900 411 ou do email biblioteca@cm-pontedelima.pt.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :