Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Dia Internacional das Zonas Húmidas

02 Fev '18
2fev2018 zonashumidas 1 1024 1000

O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, à semelhança de anos anteriores, irá promover, no próximo dia 2 de fevereiro, Dia Internacional das Zonas Húmidas, visitas guiadas gratuitas, para o público em geral, sobre os percursos pedestres da Área Protegida e Zona Húmida de Importância Internacional das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

As visitas guiadas, que ocorrerão ao final da manhã, 11h15m, e ao início da tarde, 15h00m, terão como principal objetivo, em paralelo à criação de mais uma excelente oportunidade para visitar o espaço, dar a conhecer o valor natural da área, nomeadamente aquele que se encontra associado a alguns dos principais habitats de zonas húmidas que aí podem ser encontrados.

No decorrer das visitas guiadas serão prestadas informações sobre o projeto desenvolvido e em curso na Área Protegida, bem como a importância da mesma na dimensão ambiental e socioeconómica.

Na mesma data, com a sessão de abertura agendada para as 10h00m, conforme programa em anexo, será realizada no auditório do Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida a apresentação, a cargo do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Projeto LIFE FLUVIAL (LIFE16 NAT/ES/000771), aprovado ao abrigo do instrumento financeiro comunitário LIFE.

O Projeto LIFE FLUVIAL, que conta com a participação de 8 organismos e empresas públicas e entidades sem fins lucrativos de Portugal e Espanha, é liderado pela Universidade de Oviedo e detém como principais objetivos a melhoria do estado de conservação e o desenvolvimento de medidas de gestão sustentáveis de corredores fluviais e bosques, em particular aqueles com presença de amieiros (amiais), em espaços da Rede Natura 2000, em Espanha e Portugal.

As ações deste projeto serão desenvolvidas nas Zonas Especiais de Conservação Encoro de Abegondo-Cecebre, Betanzos-Mandeo, Río Eo, Parga-Ladra-Támoga e Ribadeo, em Espanha e, em Portugal, no Sítio de Importância Comunitário do Rio Lima, mais precisamente nos terrenos da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos que foram adquiridos, para efeitos de conservação da natureza e da biodiversidade, pelo Município de Ponte de Lima que, no âmbito do Projeto LIFE FLUVIAL, por esta via, se constituiu como entidade apoiante.