Ação de Reflorestação Município de Ponte de Lima e REN

26 Novembro 2018

A REN – Redes Energéticas Nacionais, no seguimento de um protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Lima, promoveu na passada sexta-feira uma ação de reflorestação no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.

No Dia Internacional da Floresta Autóctone, a iniciativa contou com alunos dos Centros Educativos das Lagoas e Arcozelo e a EB 2 e 3 António Feijó, tendo sido plantadas simbolicamente 1000 árvores, principalmente carvalhos.

A área total reflorestada pela REN nos últimos meses, abrangeu cerca de 11 ha plantando 9000 árvores autóctones, na sua maioria carvalhos, cerejeiras e nogueiras. Nos últimos anos, através das ações de reconversão de faixa, a REN já plantou cerca de 1 milhão de árvores em 2000 ha.

Engº João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, salientou que “esta ação integra-se na política de responsabilidade social da empresa, promovendo ações de preservação ambiental (..) o que nos permite estar cada vez mais próximos da comunidade”.

Sob o lema “Juntos Plantamos o Amanhã”, o programa, que contou com a presença dos Vereadores do Executivo de Ponte de Lima, Vasco Ferraz e Paulo Sousa, inclui uma breve apresentação da REN e da Quercus, no Auditório da Quinta de Pentieiros, sobre a importância da preservação da biodiversidade, onde foram apresentadas instruções para a plantação de árvores. De seguida, os alunos e professores das escolas seguiram para o Parque Florestal onde decorreu a ação de reflorestação.

Por sua vez, o Vereador Eng.º Vasco Ferraz, destacou a importância do Município em “apoiar esta ação de sensibilização ambiental e da mesma decorrer no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, considerado uma mais-valia na preservação e sensibilização ambiental do património natural do concelho.”

FlorestaAutoctone_nov18_1
FlorestaAutoctone_nov18_2