Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

23 a 30 de novembro | Alto Minho TrEx – Prescribed Burn Training Exchange

23 Novembro 2018

Alto Minho TrEx – Prescribed Burn Training Exchange
de 23 a 30 de novembro 2018

TREX

TrEX - Training Exchanges: 2ª edição europeia mantém-se no Alto Minho


Pela segunda vez na Europa, o Alto Minho volta a acolher um intercâmbio dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, com a colaboração de especialistas dos serviços florestais americanos. Entre 24 e 30 de novembro, o Alto Minho TrEX Training Exchanges visa debater e incrementar ações piloto de treino relacionadas com a ecologia do fogo, a organização e gestão de incidentes (ICS/IMT) e a gestão do fumo e seus impactos.

Após o sucesso alcançado em 2017, a CIM Alto Minho, com a colaboração de especialistas da conceituada organização estadunidense “The Nature Conservancy”, dinamiza a 2ª edição na Europa de uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA que tem como objetivos promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.

Para além do uso do fogo, cerca de 60 técnicos oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Brasil, EUA e Canadá vão abordar diferentes temáticas na teoria com aplicação prática no terreno, durante sete dias em regime de internato na Quinta de Pentieiros - Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D’Arcos, em Ponte de Lima.

Integrado no projeto da CIM “Protec|Georisk: Alto Minho 2020” (apoiado pelo PO SEUR), com a colaboração do 10 Municípios do Alto Minho, o 2ª Alto Minho TrEx arranca, este sábado, 24 de novembro, com um workshop de abertura que conta com a participação de oradores nacionais e estrangeiros que vão expor diversos pontos de vista e experiências inovadoras no contexto europeu.

Entre as várias comunicações previstas, de sublinhar a presença do Eng. Rui Almeida, Chefe Divisão de Defesa da Floresta e Valorização de Áreas Públicas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que abordará da “Prevenção Estrutural – Reformas e Escalas de Intervenção”; e de D. José Luis Duce Aragüés – The Nature Conservancy que fará uma análise do uso do fogo no TrEx, o seu enquadramento e desenvolvimento no contexto internacional.

Nos dias seguintes e até ao dia 30 de novembro, caso as condições técnicas e meteorológicas o permitam, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos, de preparação técnica de parcelas e de uso do fogo controlado em ecossistemas diversificados no território do Alto Minho.

Plano Regional de Fogo Controlado do Alto Minho em execução
Tendo uma visão de escala dos potenciais grandes Incêndios Florestais que poderão afetar o Alto Minho, e após a realização do 1º TRex em 2017, a CIM Alto Minho, em estreita colaboração com os 10 Municípios, procedeu à elaboração de um plano de fogo controlado 2017-2021, o qual integra em conjunto com os planos municipais aprovados no âmbito do Programa Nacional de Fogo Controlado promovido pelo Governo, no âmbito da Reforma Florestal.

Este plano está atualmente em execução no Alto Minho perspetivando-se que, até finais de março de 2019, a CIM do Alto Minho e os Municípios apresentem como meta a realização de mais de 1300 hectares de fogo controlado com um investimento associado de cerca de 150 mil euros apoiado pelo Fundo Florestal Permanente.

Mais informação disponível em: https://altominhotrex.wixsite.com/2018