Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Primeiro Festival de Arte Pública no Meio Rural e Natural abre hoje na Quinta de Pentieiros

01 Junho 2017

Ponte de Lima é um dos dez Municípios da zona Norte do País a participar no Festival.

"Tempo de pausa", "tempo do tempo", "tempo de integração".

O tempo é o ponto de partida para a construção do "Relógio de Sol". Esta que é a obra patente em Ponte de Lima, e uma das que integram e abrem o programa do Desencaminharte, o primeiro festival de arte pública em meio rural e natural do Alto Minho, que tem início já amanhã.

Sem horas ou ponteiros, o relógio que se define apenas pelo gnómon, e pelo formato de uma elipse, desenhada segundo as coordenadas geográficas de Ponte de Lima, convida o visitante, a deixar-se “desencaminhar”, e a “alongar o tempo”.  A Intervenção pública de Meroficina realiza-se de 1 a 4 de junho, em plena Quinta de Pentieiros.

Esta é uma obra que, segundo autores e organização, procura através da "fragilidade construtiva do relógio proposto (…) salientar a atual proximidade dicotómica entre a vida na cidade e a vida no campo."

O programa não fica por aqui, e ainda no âmbito de "Relógio de Sol", Meroficina promove uma Oficina criativa para público escolar, no Picadeiro na Quinta de Pentieios, a atividade tem hora marcada das 10h00 às 12h00, já amanhã, dia 1 de Festival.

No mesmo dia, das 18h30 às 20h00, a exposição coletiva, "Ovos de Serpente" inaugura com a presença de 10 artistas, na Casa do Artista Jaime Isidoro em Vila Nova de Cerveira.

"O programa do Desencaminharte é um roteiro de descoberta alternativo, fora dos lugares comuns", daí fazer todo o sentido convidar o público a partir numa incursão por entre Trilhos na Quinta de Pentieiros. Os trilhos são seis, e por entre percursos da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos, troços de Ecovias, e açudes, as rotas traçadas prometem não deixar indiferente nem mesmo o mais exigente dos visitantes. Os trilhos podem ser consultados no site do Desencaminharte.

Nos dias 3 e 4 de Festival, o acampamento anual da Quinta de Pentieiros associa-se à celebração do seu décimo aniversário e encontra-se de portas fechadas ao público, para que duas centenas de crianças passem o fim-de-semana numa "bolha de natureza".

No entanto, ainda nestes dias, o visitante é convidado a conhecer a intervenção projetada pelos arquitetos Catarina Ribeiro e Vitório Leite, no mesmo local acima mencionado.

Este "encontro com a Cultura do desvio para o ar livre", não poderia passar sem registo, e a Ao Norte- a associação de Produção e Animação Áudio Visual, vai captar cada momento.

A agenda integral está disponível no website do Desencaminharte, assim como nas suas redes sociais, Facebook e Instagram.  

 

Consulte:

Programa